Cuidado para mamães e bebês
Cuidado para mamães e bebês

Dicas importantes para estabelecer uma rotina do bebê

Uma rotina do bebê pode ser tão relaxante ou tão firme quanto você quiser

Uma boa definição de uma rotina é uma estrutura para o dia do bebê, que atenda às necessidades de sono durante o dia e à noite. Isso significa que você e seu bebê sabem vagamente como será o dia e assim você pode planejar as atividades e manter o bebê contente.

Acerte todos os elementos antes de tentar combiná-los em uma rotina

O estabelecimento da amamentação vem primeiro. Amamentações frequentes nas primeiras semanas promovem um bom suprimento de leite para seu bebê. Inicialmente, os bebês precisam se alimentar com frequência e sob demanda. Mais tarde, se você incentivar alimentações completas, o bebê começará a ter uma alimentação mais espaçada. Isso facilita a rotina e não afeta o suprimento de leite.

Bons hábitos de sono são essenciais para uma rotina bem-sucedida do bebê

Mais uma vez, pode ser mais fácil trabalhar nisso antes de estabelecer uma rotina programada. Ensinar ao bebê um bom padrão de sono é importante, não apenas para uma rotina, mas para o bem-estar de toda a casa.

Comece o dia com uma alimentação quando o bebê acorda

O bebê pode estar pronto para o primeiro cochilo uma ou duas horas depois de acordar, dependendo da idade.

Introduza um horário regular de banho no início da noite

Quando o bebê tem cerca de dois ou três meses, um banho, uma massagem, a alimentação, uma canção de ninar e o ambiente sinalizarão ao bebê que é hora de dormir, e é também uma bela maneira de terminar o dia.

Saiba quando o bebê está cansado

Um bebê com menos de seis meses geralmente fica acordado no máximo 90 minutos. Use isso como um guia para ajudá-lo a perceber quando o bebê está cansado. O bebê pode demorar a se acalmar se você incentivá-lo a dormir muito cedo ou muito tarde. Recém-nascidos nas primeiras semanas podem ficar acordados apenas o tempo suficiente de se alimentarem (45 a 60 minutos no máximo), em seguida, voltam a dormir.

Hora da alimentação

Se o bebê estiver resistindo de três a quatro horas entre as mamadas, programe-as para o início da manhã, o meio da manhã, o meio da tarde, o começo da noite e o final da noite. Deixe que o bebê acorde naturalmente à noite para suas mamadas.

Incentive brincadeiras e tempo acordado após as alimentações do dia do bebê

Você pode fazer isso quando o bebê começar a mostrar um estado de alerta natural (cerca de três semanas de idade). No começo, será necessário mais do que apenas uma conversa e uma canção ao trocar a fralda do bebê. Aos três meses, a maioria dos bebês vai desfrutar de brinquedos recreativos, cadeirinha de balanço, carrinho de bebê ou em seu colo, por um tempo, antes de estar pronto para uma soneca.

Os bebês adoram a consistência, a familiaridade e a segurança de uma rotina

Uma rotina do bebê evitará que seu bebê fique cansado, insatisfeito e chorando.

Se você estiver amamentando...

Certifique-se de sempre dar de mamar ao bebê se ele demonstrar que precisa, independentemente da rotina. Isso protegerá sua produção de leite e satisfará a necessidade de leite do bebê. Um lanche ocasional ou uma mamada mais cedo não fará diferença na rotina em geral.

Lembre-se de que as informações contidas nestes artigos são apenas recomendações gerais e não devem, em hipótese nenhuma, substituir as recomendações médicas. Se você ou sua família apresentarem algum sintoma ou quadro clínico grave ou persistente ou se você precisar de recomendações médicas específicas, procure um médico. A Philips Avent não poderá ser responsabilizada por nenhum dano resultante do uso das informações fornecidas neste site.

Produtos relacionados

Conselho relacionado

Dicas importantes para ajudar o bebê a dormir

Dicas importantes para ajudar o bebê a dormir

Problemas com o sono do bebê

Problemas com o sono do bebê

A importância do sono

A importância do sono

Alimentação do bebê – uma dieta equilibrada

Alimentação do bebê – uma dieta equilibrada