Consumidor
Produtos

Como
descalcificar sua
cafeteira

Tutoriais para descalcificação
 

Clique na marca de sua cafeteira para instruções sobre o processo de descalcificação.


 

O que é “água dura”?
 

A “água dura” contém altos níveis de sais de cálcio e magnésio, essenciais para a dieta humana. Entretanto quando a água é aquecida na sua cafeteira, esses sais se quebram e formam uma camada sólida de calcário. Isso afeta as caldeiras, as bombas e todas as partes internas em contato com a água. As áreas onde a água permanece por mais tempo, como a caldeira, são as mais afetadas.

Qual o efeito do calcário na sua cafeteira?

De forma resumida, descalcificar a cafeteira ajuda a:

• Prolongar a vida útil da máquina.

• Garantir o volume máximo de café na xícara.
• Garantir a temperatura correta do café.
• Minimizar o ruído da máquina durante o preparo.
• Evitar gastos com reparo por danos causados pelo acúmulo de calcário.
• Assegurar sabor e camada de creme perfeitos para seu café.

A formação da camada de calcário com o tempo vai diminuir o fluxo de água, reduzir a capacidade da caldeira, criar problemas de aquecimento e até bloquear a passagem da água. Na prática, isto quer dizer que o volume de café saindo da sua máquina diminuirá gradativamente e a temperatura pode ficar abaixo da habitual. Quanto mais calcário, a redução no fluxo de água fará com que a bomba tenha de trabalhar mais e o preparo do café produzirá um ruído bem forte.

 

Se você percebeu qualquer um desses sintomas na sua cafeteira, está na hora de fazer o processo de descalcificação. Caso contrário a máquina poderá parar de funcionar e o reparo não será coberto pela garantia.

Qual o efeito do calcário no seu café?

O café perfeito deve ter uma camada de espuma de coloração marrom quase dourada, com um sabor adocicado. Com a redução do fluxo e pressão da água causada pelo acúmulo de calcário, a camada de espuma em uma máquina que não passou pelo processo de descalcificação será mais fina.

O calcário altera o sabor do café?

Os depósitos de calcário podem impedir a água de estar em contato direto com as paredes da caldeira e por isso prejudicar seu aquecimento. O resultado disso é que seu café sairá com uma temperatura mais baixa. Além disso, partículas de calcário podem passar para o café.

 

Essas partículas são minerais altamente concentrados e podem afetar o sabor do café. Elas podem também aparecer em várias cores, indicando que se misturaram a outros minerais ou metais. Por isso, é importante descalcificar sua máquina regularmente.

Como remover o calcário?
 

Eletrodomésticos portáteis como ferros de passar, jarras elétricas e máquinas de café tendem a acumular resíduos de calcário quando utilizamos água da torneira. Uma solução ácida pode ser usada para dissolver esses resíduos. Dentre os diversos ácidos disponíveis, a Philips identificou o mais eficaz, que fará a descalcificação sem danificar sua cafeteira. Por isso recomendamos que você utilize apenas os descalcificantes aprovados pela Philips Saeco para evitar danos à maquina.

O que posso usar para descalcificar minha cafeteira? Por que não usar vinagre?

O vinagre consiste principalmente de ácido acético e água. É um equívoco comum pensar que é bom usar vinagre para limpar e descalcificar cafeteira. A Philips Saeco recomenda explicitamente o uso do descalcificante Philips Saeco, nunca o uso de vinagre ou produtos a base de vinagre devido às 3 razões abaixo:

 

1. Vinagre não é a substância indicada! Ele contém ácido acético enquanto o descalcificante Philips Saeco contém ácidos cítrico e láctico. Apesar de conseguir eliminar alguns depósitos, o vinagre não limpará sua máquina ou removerá a oleosidade de forma tão eficaz quanto o descalcificante recomendado pela Philips.

 

2. Vinagre deixará um odor forte e será difícil remove-lo totalmente, o que pode tornar seu café imbebível. Dentre os sabores percebidos pelo paladar humano, vinagre é um dos mais fortes.

 

3. Ele circula de forma mais lenta. Nossos testes mostraram que pode levar 3.5x mais tempo para descalcificar com vinagre em comparação com o descalcificante Philips Saeco.

Outros agentes descalcificantes também devem ser evitados. Nunca utilize descalcificantes baseados em ácidos minerais como ácido sulfúrico, hidroclorídrico ou sulfâmico. Esses agentes danificarão o sistema de tubulação da máquina.

 

Clique nos produtos abaixo para ver mais detalhes.

Com que frequência devo fazer a descalcificação?
 

Os intervalos entre cada descalcificação podem variar com base em 2 fatores:
1. O nível de sais de cálcio ou magnésio presentes na água da sua região (medidos em “dureza da água”).
2. O volume de água que passa pela cafeteira.

 

A maioria das máquinas de café modernas possui um indicador que avisará quando precisa ser descalcificada. Para as cafeteira expresso super automáticas será necessário inserir o nível de dureza da água na máquina para que ela indique a hora certa de descalcificar. Caso sua máquina não tenha tal indicador, confira na tabela abaixo a frequência ideal para descalcificação. Observe que a frequência pode variar de máquina para máquina.

Como medir a dureza da água?

 

Você vai precisar de um teste específico para medir a dureza da água (concentração de sais de cálcio ou magnésio na água potável). Mergulhe a fita na água por apenas um segundo e aguarde um minuto para checar quantos quadrados foram marcados e em quais cores. Você também pode verificar com a agência de abastecimento de águas da sua região o nível de dureza da água potável.

 

Mesmo se você tiver um filtro Intenza + um filtro de água instalados na sua cafeteira ou cafeteria recomendamos que meça a dureza da água que vai para o filtro a fim de definir o intervalo ideal para descalcificação. Se um filtro de água estiver instalado no tanque da cafeteira super automática, a frequência de descalcificação poderá ser menor.

 

Isso também é ótimo para o sabor: não é por acaso que nos referimos a “explosão de sabor”. A água filtrada potencializa os aromas e o café ou chá se transformam em uma experiência de sabor sem paralelo. Certifique-se de regular o filtro em A (água mole), B (água média) ou C (água dura) e verifique se o contador do filtro foi acionado no menu da máquina antes do uso. Você terá de trocar o filtro a cada 3 meses ou quando aparecer o aviso de troca no visor da máquina.

Contato

Clique aqui para acessar nossa página de suporte

E-mail

Entre em contato conosco através do formulário de e-mail

Bate-papo

Bate-papo ao vivo com nossos consultores dedicados