Fábrica de Varginha

Sustentabilidade

 

O que é responsabilidade social?

 

Existia, há pouco tempo atrás, o conceito de que Responsabilidade Social se resumia no que a empresa podia oferecer para a comunidade, através de campanhas e doações. Hoje este pensamento se desenvolveu e se tornou mais complexo, abrangendo além deste conceito, outros fatores importantes como Preservação do Meio Ambiente, a valorização do colaborador como parte integrante da empresa, bem a preocupação em criar medidas que garantam a sua saúde e a segurança dentro da empresa. Isto sim, é o que chamamos de Responsabilidade Social!

 

As empresas com essa visão passam a agregar importante valor à sua marca: O de empresa cidadã, que se volta para o resgate de princípios éticos e morais.

 

Por isso, a Divisão WALITA- Varginha como parte integrante da PHILIPS DO BRASIL, se compromete através de um sistema de gestão de melhoria contínua, baseado na sua missão e valores, busca atingir objetivos e metas para a melhoria de seus produtos, serviços, meio ambiente, sociedade, segurança e saúde ocupacional e demais requisitos da responsabilidade social (SA 8000:2001).

 

E divulga a todas as partes interessadas, a sua Política de Gestão Integrada e os seus Princípios da Responsabilidade Social.

Política de Gestão Integrada

O cliente em primeiro lugar. Satisfazer os clientes e superar suas expectativas deve ser uma atitude constante.

 

A qualidade começa comigo e está em todos os aspectos, desde a identificação de novas necessidades até a qualidade de vida de seus colaboradores.

 

Trabalho em equipe, na busca de soluções e melhorias contínuas em seus processos.

 

Os fornecedores como nossos parceiros. Esta política deve ser compartilhada com nossos fornecedores.

 

Avaliar e agir de forma preventiva quanto aos aspectos e impactos ambientais decorrentes do desenvolvimento e manufatura de seus eletrodomésticos.

 

Atender à legislação, aos regulamentos, códigos de ética e demais programas da empresa.

 

Comunicar esta política a seus funcionáriose mantê-la disponível para as partes interessadas.

 

Excelência nos resultados. Realizar os resultados operacionais planejados para o negócio.

Princípios da Responsabilidade Social

Trabalho Infantil:Não utilizar ou apoiar o trabalho infantil em seus negócios.

 

Trabalho Forçado:Não utilizar ou apoiar qualquer tipo de trabalho forçado ou compulsório, ou qualquer condição que assim o caracterize.

 

Saúde e Segurança: Adotar medidas adequadas para prevenir acidentes e danos à saúde, de forma a proporcionar um ambiente seguro e saudável.

 

Liberdade de Associação & Direito à Negociação Coletiva: Respeitar o direito de todos os colaboradores com relação à formação e associação a sindicatos de trabalhadores de sua escolha e de negociar coletivamente.

 

Discriminação: Não se envolver ou apoiar a discriminação em suas atividades e nas relacionadas ao seu negócio.

 

Práticas Disciplinares: Não se envolver ou apoiar a utilização de punição corporal, mental ou coerção física e abuso verbal.

 

Horário de Trabalho: Cumprir com os requisitos das leis nacionais aplicáveis e a SA8000.

 

Remuneração: Satisfazer aos padrões mínimos e ser suficiente para atender às necessidades básicas e de lazer dos colaboradores.

Princípios que norteiam a Gestão da Responsabilidade Social

Turn-over

Cálculo que permite a organização monitorar a rotatividade de pessoal em termos globais ou de uma determinada área. Ferramenta estratégica para o negócio que fornece subsídios para avaliação de políticas e estratégias de Recursos Humanos como recrutamento, seleção, treinamento, planejamento e desenvolvimento de carreiras e qualidade de vida. Existe a preocupação em gerenciar e desenvolver o capital humano, cada vez mais importante dentro da organização. Desta maneira a Philips promove a Responsabilidade Social.  Os resultados da planta de Varginha são monitorados e estão dentro dos parâmetros previstos.

 

Absenteísmo

 

Termo usado para designar as ausências dos trabalhadores no processo de trabalho, seja por falta ou atraso. Como forma de minimizar estes acontecimentos a planta de Varginha procura entender os motivos que levaram os colaboradores a se ausentarem. O departamento médico encaminha o colaborador para o médico do trabalho, proporcionando atendimento específico. Os resultados da planta de Varginha são monitorados e estão dentro dos parâmetros previstos.

Programa Philips de Responsabilidade Social

Abrangendo principalmente as áreas de saúde e educação, o programa é desenvolvido através de projetos, ações e campanhas.


Conheça agora alguns dos nossos projetos, ações e campanhas que compõem o Programa de Responsabilidade Social:

Projeto Voluntário: DOE VIDA

O projeto Doe Vida percorre escolas da rede pública, levando aos adolescentes de 13 a 18 anos a conscientização sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, a AIDS e gravidez não planejada na adolescência. Criada em 2001, a iniciativa conta com a participação voluntária de seus colaboradores. Os funcionários tornam-se agentes de prevenção e rompem o silêncio do diálogo sobre sexualidade, ao levarem informações precisas a um público muito vulnerável.

Através do método da sensibilização, o projeto busca aproximar as situações à realidade dos alunos. Por isso, durante as palestras são realizadas atividades lúdicas e interativas, visando estimular uma reflexão em torno das atitudes individuais.

 

Resultados em 2007

Escolas

135

Alunos

19.741

Palestras

765

Voluntários Philips

150


 

Projeto Voluntário: APRENDENDO COM A NATUREZA

A Biodiversidade e sua importância para a manutenção da vida no planeta são os temas da ação educativa Aprendendo com a Natureza, criada pela Philips e dirigida a alunos e professores de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental. Em 2007, o foco temático – eficiência energética – alinha-se ao tema central da Philips em sustentabilidade.

Desde 2003, cerca de 1.300 professores e 48 mil alunos de 240 escolas públicas já foram envolvidos no projeto, que, realizado em ciclos de dois anos, conta com a participação de voluntários da Philips visitando as escolas e realizando atividades em sala de aula. Esses voluntários e os professores inscritos recebem materiais didáticos específicos e participam de um encontro de capacitação, que oferece subsídios para o aprimoramento e a ampliação das possibilidades de trabalho sobre a temática escolhida

 

Resultados em 2007

Escolas

79

Alunos

23.845

Professores

598

Voluntários Philips

180

 


Projeto Voluntário: EIC- Inclusão Digital e Cidadania

Projeto FUVAE: Fund. Varginhense de Apoio aos Excepcionais

A fundação FUVAE é uma instituição interessada em ajudar as pessoas portadoras de necessidades especiais, objetivando proporcionar o desenvolvimento, potencialidade e conscientização dos direitos e deveres. A FUVAE atende todos os portadores de necessidades especiais, independente de sua idade. O objetivo da parceria entre a Philips e a FUVAE é proporcionar aos alunos uma atividade que desperte a sua auto-estima e o respeito de toda a sociedade Funcionamento: A Divisão Walita - Varginha envia rotineiramente à Fundação peças para do conjunto intermediário, usado nos Liquidificadores e conjunto conector, usado nos Ferros, para serem montados pelos alunos.Pela atividade, a fundação recebe uma contribuição, e repassa aos alunos.

Em 2006 a ação foi contemplada conforme planejado.

Ações e Campanhas

Internos:

  • Campanha do agasalho
  • Campanha de material escolar
  • Campanha de prevenção a AIDS
  • Campanha contra o tabagismo
  • Campanha de prevenção contra o alcoolismo
  • Campanha de vacinação contra gripe
  • Programa para gestantes

Externos:

  • Programa Menor Aprendiz - SENAI
  • Programa Menor Aprendiz - PROPAC
  • Programa de visitas de escolas e entidades
  • Programa de visita de familiares
  • Projeto Tutoria – Escola Técnica de Formação Gerencial de Varginha

Distribuição de Mapa Mundi às escolas públicas

 

A Philips do Brasil Divisão Walita foi certificada na Norma SA8000

Em Julho /2004.

 

Mas, o que é SA8000?

 

É uma norma relacionada com Responsabilidade Social dentro da empresa, cujo objetivo é aprimorar as condições de trabalho de forma global e assegurar os direitos dos trabalhadores.