A cidade de Los Angeles e Philips Lighting lançam um programa piloto para uma nova rota rumo a uma cidade inteligente, usando a infraestrutura conectada à iluminação pública

 

  • A cidade adiciona capacidades melhoradas de uma cidade inteligente, incluindo detecção acústica e monitoramento de ruído, desenhadas para ajudar a melhora de serviços públicos, segurança e habitabilidade.
  • Os evoluídos aplicativos de iluminação conectada ajudam a cidade a otimizar os investimentos em infraestrutura de iluminação, oferecendo um valor adicional à iluminação.

19 de setembro, 2016

Somerset, NJ – A Philips Lighting (ticker Euronext Amsterdam: LIGHT), líder global em iluminação, anunciou hoje que a cidade de Los Angeles vai participar num novo projeto piloto para expandir suas capacidades como cidade inteligente, desenhadas para ajudar a melhorar a segurança pública e apoiar os serviços da cidade para residentes, visitantes e comércios deste lugar.

 

Aproveitando a ubiquidade e a escala da infraestrutura da iluminação pública conectada que existe em Los Angeles, a Philips Lighting está implementando uma nova tecnologia e funções para a Internet das coisas (IoT). Isso inclui sensores colocados nos postes de iluminação pública e um software que adquire dados que analisam a informação e compartilha as percepções, para que as operações da cidade sejam mais transparentes e impulsem novos programas com sócios importantes.

 

Por exemplo, é possível usar novos sensores de detecção acústica e monitoramento do ruído ambiental para melhorar o tempo das respostas de emergência e apoiar a atenção a tempo de um paciente, depois de detectar o som da colisão de um veículo de motor; assim como fornecer informação oportuna diretamente ao sistema de envio de relatórios da cidade para a polícia, os bombeiros e EMS. Hoje em dia, Los Angeles tem mais de 200,000 postes de iluminação pública em toda a cidade, incluindo as estradas, rodovias, túneis e faixas de pedestres, que fornecem serviços em benefício dos cidadãos.

 

“A Infraestrutura de iluminação em Los Angeles está entre as maiores do mundo e é um dos itens mais valorizados da nossa cidade. É um acessório confiável e presente em todos os espaços públicos onde as pessoas vivem, trabalham, viajam, compram, jantam e interagem”, disse Ed Ebrahimian, diretor do Departamento de Iluminação Pública para a cidade de Los Angeles. “Se imaginamos que cada poste de luz pode reunir qualquer tipo de dados sobre o meio ambiente da cidade e os seus usos, o valor que a iluminação pública poder oferecer a nossos cidadãos é muito maior, vai além de fornecer iluminação”.

 

“O progresso contínuo dos sistemas de iluminação conectada, está revolucionando a forma na qual as cidades são administradas, transformando-as em canais de informação com a capacidade de coletar e compartilhar dados, e oferecer novas perspectivas que fazem possível e realmente impulsam as cidades inteligentes”, declarou Susanne Seitinger, Gerente do Subsegmento Global de Sistemas Profissionais na Philips Lighting. “Los Angeles é uma cidade vanguardista no tocante às inovações das cidades inteligentes, e apresenta uma visão de como a tecnologia pode adaptar-se à forma em que as pessoas e as comunidades interagem com sua cidade”.

 

No ano passado, o Departamento de Iluminação Pública de Los Angeles começou a instalar Philips CityTouch, o sistema de gerenciamento de iluminação pública conectada, que usa as redes móveis existentes e as tecnologias baseadas na nuvem, para controlar os postes de iluminação pública, monitorar seu estado e analisar com exatidão quanta energia está sendo consumida por cada luminária. O novo programa piloto vai ampliar estas capacidades, pois incluirá nodos de sensor adicionais e vai provar novos aplicativos para que a cidade possa maximizar seu investimento em infraestrutura.

 

O programa piloto será implementando durante este ano para avaliar os casos de uso que se baseiam nos sensores adicionais e incluem:

 

Monitoramento do ruído ambiental

Serão adicionados novos módulos conectados com microfones de detecção de ruído a um subconjunto de postes de luz habilitados da Philips CityTouch. Após reunir continuamente dados sobre os níveis de ruído, os administradores e planificadores da cidade poderão facilmente monitorar, adicionar e visualizar o som ambiental em diferentes zonas da cidade. Os dados coletados vão ajudar no monitoramento da poluição ocasionada pelo barulho, e vão garantir uma resposta mais rápida às queixas por barulho. Melhorando, adicionalmente, as decisões de planejamento urbano a longo prazo.

 

“Geralmente compreendemos de maneira muito rudimentar, a forma em que o barulho e o som são dispersados nos espaços públicos e abertos da cidade”, comentou Dietmar Offenhuber, professor assistente na Universidade Northeastern. “Quando adicionamos sensores de som à infraestrutura de iluminação pública, obtemos pela primeira vez uma leitura muito articulada e diversa da paisagem sonora urbana. Esta informação, tão fundamental, permite entender a forma em que a cidade e a paisagem sonora têm influência e impacto mútuos”.

 

Monitoramento da saúde da rede

Os postes de iluminação pública da Philips CityTouch vão adquirir continuamente parâmetros chave de qualidade de energia e seguir uma escala sem precedentes, apoiando o Departamento de Iluminação Pública na sua tarefa de avaliar a qualidade do fornecimento de energia na sua rede de iluminação. Expor estes dados para outros departamentos e serviços públicos, vai permitir que os administradores da rede sejam rapidamente informados sobre as interrupções. Desta forma, as falhas poderão ser arrumadas muito mais rápido, beneficiando igualmente os residentes e os comércios da área.

 

Manutenção avançada

Os postes de iluminação pública conectados, vão fornecer ao Departamento de Iluminação Público, dados sobre o correto funcionamento do sistema de luz, e desta forma vão aumentar a eficácia do planejamento da manutenção e economia nos custos. No futuro, junto com a informação sobre o funcionamento adequado da rede, a adição destes dados vai permitir modelos de manutenção mais avançados.

 

Para obter mais informação sobre a iluminação conectada da Philips para cidades inteligentes, visite: www.philips.com/smartcities

Para obter maiores informações favor de entrar em contato com:

 

Philips Lighting

Matt Marcus

Matt.marcus@philips.com

551-227-6790

Sobre a Philips Lighting

 

A Philips Lighting (ticker Euronext Amsterdam: LIGHT), líder mundial em produtos, sistemas e serviços de iluminação, oferece inovações que desbloqueiam o valor dos negócios, oferecendo experiências de usuário enriquecedoras que ajudam a melhorar a qualidade de vida. Ao serviço dos mercados profissional e de consumo, somos líderes na indústria no aproveitamento da Internet das coisas para transformar os lares, edifícios e espaços urbanos. Com vendas de 7.5 bilhões de euros em 2015, temos aproximadamente 36.000 empregados em mais de 70 países. As notícias sobre a Philips Lighting encontram-se em: http://www.newsroom.lighting.philips.com