Edificações representam 50% do total da eletricidade consumida no Brasil

Setembro 1, 2015

São Paulo, Brasil – Dados do Balanço Energético Nacional de 2015 revelam que as edificações em todos os segmentos (industrial, comercial, serviços, residencial e público) representam 50% do total de eletricidade consumida no País. E, visando promover os benefícios diretos e indiretos que a readequação energética (Retrofit ou reformas) de edificações pode resultar, o 12º Congresso Brasileiro de Eficiência Energética (COBEE), tem como tema “Combate ao Desperdício de Energia. A Hora é Agora!” reunirá nos dias 25 e 26 de agosto, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, os principais players do mercado para apresentar as novidades e tecnologias em Eficiência Energética.

Segundo análise feita pela Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ABESCO), em parceria com o Green Building Council Brasil (GBC) e a Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (ABRAVA), apoiadores do COBEE, a iluminação e climatização são os principais sistemas consumidores de energia elétrica em edificações podendo representar uma redução de R$ 35,2 bilhões para os consumidores finais.

“As edificações brasileiras em média apresentam um potencial de redução mínima  de 30% no consumo de energia elétrica e nosso objetivo é demonstrar que no mercado brasileiro de edificações já é possível encontrar diversas soluções e serviços especializados em eficiência energética”, finaliza o presidente da ABESCO, Rodrigo Aguiar.

De acordo com Thiago Abreu, gerente de vendas da Philips do Brasil, a aderência de soluções com tecnologia LED é um bom caminho para promover uma iluminação eficiente e sustentável. “A escolha da tecnologia a ser aplicada na iluminação faz muita diferença no impacto do consumo energético. Quando o consumidor opta por uma lâmpada de LED da Philips, por exemplo, ele pode conseguir mais de 80% de economia de energia, além de uma tecnologia de longa duração, que pode chegar até 25 anos, reduzindo os custos de manutenção”, afirma.

Com o objetivo de promover a economia de energia durante o evento, a Philips forneceu toda a iluminação do 12º Congresso Brasileiro de Eficiência Energética. A ideia é conscientizar o público para o uso de tecnologias eficientes e sustentáveis, como o LED.

Para mais informações, acesse o site www.cobee.com.br.

12º Congresso Brasileiro de Eficiência Energética (COBEE) e ExpoEficiência
Data: 25 e 26 de agosto de 2015
Horário: 8h30 às 18h30

Local: Centro de Convenções Frei Caneca - São Paulo
Endereço: Rua Frei Caneca, 569 – Consolação, São Paulo/SP
Inscrições: www.cobee.com.br ou pelo telefone (11) 3549-4525

Sobre o COBEE

Realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ABESCO), é o maior evento brasileiro voltado à disseminação de tecnologias e oportunidades em eficiência energética. Representantes das empresas, profissionais e outros interessados em investir no setor poderão participar de palestras e debates e conhecer novas tecnologias, produtos e serviços. A feira destinará uma área para o COBEE Experience, espaço dedicado à apresentação de inovações tecnológicas promovidas pelas empresas participantes da ExpoEficiência, com o objetivo de oferecer ao público a chance de vivenciar a aplicação de soluções em eficiência energética nas atividades relacionadas ao seu dia a dia.

Sobre a ABESCO

Fundada em 1997, a ABESCO é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que representa oficialmente o segmento de eficiência energética brasileiro, fomentando e promovendo ações e projetos para o crescimento do mercado energético. A entidade atua para disseminar e promover a eficiência energética, uma atividade técnico-econômica que objetiva proporcionar o melhor consumo de energia e água, com redução de custos operacionais correlatos, minimizar contingenciamentos no suprimento desses insumos e introduzir elementos e instrumentos necessários para o gerenciamento energético e hídrico de empresas ou empreendimentos.

Informações para Imprensa

Assessoria de Imprensa PHILIPS

Sammy Schlesinger | Brand, Communication and Digital
imprensa@philips.com
Mobile: +11 97551-3675

A Philips do Brasil é uma subsidiária da Royal Philips da Holanda e atua no País há 90 anos. Líder dos mercados locais de eletroeletrônicos, eletrodomésticos portáteis, produtos para cuidados pessoais, lâmpadas, aparelhos de raios-X e sistemas de monitoramento de pacientes. Outras informações para a imprensa estão disponíveis no site da Philips do Brasil: www.philips.com.br.

A Royal Philips (NYSE: PHG, AEX: PHI) é uma empresa diversificada de saúde e bem-estar, com foco em melhorar a vida das pessoas por meio de inovações nas áreas de Healthcare, Consumer Lifestyle e Lighting.  Com sede na Holanda, a Philips teve em 2014 um faturamento de EUR 21,4 bilhões e emprega aproximadamente 105.000 funcionários nas áreas de vendas e serviços em mais de 100 países. A empresa é líder em soluções para cuidados cardíacos e intensivos e com a saúde e bem-estar em casa, soluções de iluminação energeticamente eficientes e novas aplicações de iluminação, bem como barbeadores elétricos e cuidados de saúde oral. Notícias da Philips em www.philips.com/newscenter