Philips lança Programa Upgrade para estimular o aprimoramento digital em hospitais brasileiros

Maio 1, 2015

São Paulo, março de 2015 – A Philips, líder global em inovação para saúde e bem-estar, lança o Programa Upgrade, desenvolvido para ajudar a transformar instituições de saúde em hospitais digitais. Ao longo do projeto, 18 hospitais brasileiros entre públicos e privados terão, em um período de quatro meses, a oportunidade de planejar o aprimoramento de sua performance clínica, seu desempenho operacional e a gestão de custos e prazos, por meio de workshops, avaliações e planos de ação, tendo como base o modelo internacional de melhores práticas da HIMSS. A Philips ainda facilita todo o processo, com a consultoria da empresa FOLKS e-Saúde, parceira especializada na área de Informática em Saúde.

O programa é dividido em duas fases: na primeira as instituições passam por uma avaliação através de um questionário para definir em qual nível de digitalização se encontram com base no padrão internacional HIMSS/EMRAM que é dividido em oito estágios. Em um workshop, são apresentados todos os requisitos necessários para suprir cada um dos estágios, além de cases e estudos que comprovam a correlação entre o nível de digitalização do hospital e a eficiência assistencial e operacional da instituição aliada à segurança do paciente.

Em seguida, os hospitais chegam à segunda etapa do Upgrade, quando recebem uma análise da HIMSS com a avaliação complementar da consultoria e, a partir daí, em um segundo workshop, traçam um plano de ação – que varia de acordo com as necessidades de cada hospital - para alcançar o estágio seguinte e se tornar cada vez mais digital.

O conceito de hospital digital, que já é adotado em hospitais da Europa e Estados Unidos, se baseia, principalmente, no modelo de adoção de um prontuário eletrônico avançado, em que, além de possuir todas as informações sobre o paciente, desde os dados clínicos de triagem até a administração de medicamentos, também incorpora sistemas de apoio à decisão clínica na rotina do profissional de saúde. Além disso, conta com sistemas de gestão em todos os setores do hospital (emergência, internação, UTI, ambulatório, centro cirúrgico, farmácia, laboratório),

Para Ana Luiza Oliveira, diretora de Vendas e Serviços, a iniciativa da Philips é mais um passo importante para reforçar sua posição única de oferecer soluções integradas e padronizadas que agregam todas as áreas relacionadas ao cuidado do paciente. “O Programa Upgrade incentiva a melhoria na qualidade e o aumento da eficiência do hospital. Isso só é possível com ferramentas de tecnologia de informação que auxiliam a instituição a se tornar digital e, consequentemente, aumentam a segurança e qualidade de assistência ao paciente, além de maior controle e redução de custos.”, comenta a executiva.

Informações à Imprensa

Fleishman Hillard - Assessoria de Comunicação Externa da Philips do Brasil

Telefone – (11) 3185-9928

Tatiane Pellegrino – (11) 9.9127-1779 | tatiane.pellegrino.fleishman@philips.com

Camila Cardoso – (11) 9.9169-6881 | camila.cardoso@fleishman.com.br

Érica Sato – (11) 9.8858-1129 | erica.sato.fleishman@philips.com

A Philips do Brasil é uma subsidiária da Royal Philips da Holanda e atua no País há 90 anos. Líder dos mercados locais eletrodomésticos portáteis Philips e Philips Walita, produtos para cuidados pessoais, lâmpadas e sistemas de monitoramento de pacientes com Philips Dixtal. Outras informações para a imprensa estão disponíveis no site da Philips do Brasil: www.philips.com.br.