Philips faz alerta para iluminação em escritórios

Abril 13, 2015

                 O princípio de "uma luz para todos" está ultrapassado em uma época na qual estamos todos vivendo e trabalhando por mais tempo. Hoje, de 30 a 50% dos trabalhadores possuem mais de 45 anos[1] e a Royal Philips, líder mundial em iluminação, afirma que a iluminação dos escritórios necessita passar por uma revisão.

 

                 Todas as pessoas sofrem com mudanças fisiológicas nos olhos conforme envelhecem[2]. Depois dos 45 anos, as pessoas começam a sofrer uma deterioração da visão para longe. Uma pesquisa[3] mostra que uma pessoa de 60 anos precisa de duas a cinco vezes mais luz que um indivíduo de 20 anos para enxergar o mesmo detalhe visual, quanto mais para se concentrar.

 

                “As pessoas ficam doentes devido a dores de cabeça e fadiga. Esses sintomas podem ter muitas causas ocultas, mas possivelmente uma delas poderia ser o resultado da fadiga ocular prolongada devido às más condições de iluminação em seus ambientes de trabalho”, afirma a Dra. Bianca Van der Zande, Cientista Responsável por Iluminação da Philips. “Uma iluminação inadequada pode provocar desconforto visual[4], dor no pescoço, dores de cabeça e fadiga[5], podendo resultar no afastamento do colaborador”, afirma.

 

                Porém, a concentração e o desempenho não são os únicos fatores impactados pela luz. A mesma iluminação que aumenta a concentração de um funcionário pode prejudicar a criatividade de outro. Um estudo em laboratório[6] realizado em 2011 demonstra que enquanto são necessários 1000 lux para promover a concentração, uma iluminação mais fraca melhora o pensamento criativo.

 

 A solução: iluminação personalizada no ambiente de trabalho

 

                Em 2013, a Philips conduziu uma pesquisa entre as pessoas que testaram uma luminária de mesa que podia ser ajustada de acordo com as preferências individuais de intensidade da luz e a temperatura da cor. Cerca de 90% relataram uma visão mais nítida, conforto visual ideal, capacidade de enxergar os menores detalhes e melhora no contraste. A possibilidade de ajustar individualmente as condições da iluminação no ambiente de trabalho de acordo com as preferências pessoais foi associada à melhora no humor, índices superiores de qualidade da iluminação e satisfação no ambiente[7]. Visto que as preferências individuais variam amplamente, o controle individual é o único meio prático de garantir que as pessoas tenham uma boa chance de obter uma iluminação mais adequada para elas.

 

                “Os órgãos regulatórios devem considerar esses resultados para o bem-estar e a produtividade da mão de obra atual”, afirma a Dra. Bianca van der Zande. "As pessoas passam de 80 a 90% do seu tempo em ambientes fechados, dos quais cerca de 20% são no trabalho, então esses ambientes determinam, em grande parte, o conforto e bem-estar do funcionário no escritório, influenciando em seu desempenho. É importante que a iluminação dos escritórios faça parte das normas regulatórias, permitindo que arquitetos e projetistas de construções recomendem as melhores”.

 

Philips Power-over-Ethernet para os escritórios

 

                A tecnologia Philips Power-over-Ethernet oferece iluminação personalizada, pois trata-se de um sistema de iluminação conectada que utiliza o mesmo cabeamento dos computadores. A iluminação se transforma em um dispositivo da rede, permitindo que os funcionários do escritório controlem e ajustem suas preferências de iluminação pessoais em seu espaço individual utilizando seus smartphones.

 

                "Imagine poder ajustar a iluminação que incide sobre você com apenas um toque em um app em seu smartphone", afirma Adrie de Vries, Consultor de Iluminação Sênior da Philips. "O sistema de iluminação conectada da Philips para escritórios permite que você modifique suas configurações de iluminação de acordo com a preferência de cada um. É possível selecionar um nível de luz alto para elevar a sua energia, ou um nível de luz mais baixo para promover um trabalho criativo. Além disso, o sistema pode lembrar as preferências individuais".

 

                A interação entre os smartphones e a iluminação do teto é possível por meio dos pontos de acesso de comunicação wireless integrados em cada instalação de iluminação utilizando a tecnologia que a Philips desenvolveu e patenteou. Cada ponto de iluminação possui seu próprio endereço IP.

 

                "Trata-se de uma extensão da Internet das Coisas no escritório. Como líder mundial em iluminação, desenvolvemos ferramentas que oferecem uma forma intuitiva de configurar e operar o sistema. O resultado é uma iluminação personalizada de alta eficiência energética para os funcionários e dados em tempo real úteis para os gestores dos edifícios", afirma Jeff Cassis, Diretor dos Sistemas Globais da Iluminação Philips. "Dessa forma, podemos ser um parceiro fundamental na implantação de sistemas de iluminação conectada que agregam valor aos nossos clientes, muito além da iluminação".

 

                Os resultados da pesquisa da Philips sugerem que os ambientes de trabalho podem ser beneficiados pelas soluções de iluminação avançadas que atendem as necessidades das tarefas e diversos grupos etários.

 


 

[1] Rea and Quellette, 1991: A 65 year old need 5x more light; and, Sagawa 2003: A 70-year old need 10x more light; and, Zumtobel 2014

[2] Sagawa, Ujike & Sasaki 2003

[3] Sagawa, Ujike & Sasaki 2003; and, Rea and Quellette, 1991: A 65 year old need 5x more light

[4] Boyce, 2003

[5] Hemphälä, 2013

[6] Steidle, 2011

[7] Veitch, 2010

Press information:

Daiane Macedo | daiane.macedo@fleishman.com.br

Natasha Bonomi   | (11) 9 7155-2863 | natasha.bonomi@philips.com

Erica Sato   | (11) 98858-2911 | erica.sato.fleishman@philips.com

.

Sobre a Philips

A Philips do Brasil é uma subsidiária da Royal Philips da Holanda e atua no País há 90 anos. Líder dos mercados locais de eletroeletrônicos, eletrodomésticos portáteis, produtos para cuidados pessoais, lâmpadas, aparelhos de raios-X e sistemas de monitoramento de pacientes. Outras informações para a imprensa estão disponíveis no site da Philips do Brasil: www.philips.com.br.

.

Sobre a Royal Philips

A Royal Philips (NYSE: PHG, AEX: PHI) é uma empresa diversificada de saúde e bem-estar, com foco em melhorar a vida das pessoas por meio de inovações nas áreas de Healthcare, Consumer Lifestyle e Lighting.  Com sede na Holanda, a Philips fechou em 2014 um faturamento de EUR 21,4 bilhões e contou com aproximadamente 105.000 funcionários nas áreas de vendas e serviços em mais de 100 países. A empresa é líder em soluções para cuidados cardíacos e intensivos e com a saúde e bem-estar em casa, soluções de iluminação energeticamente eficientes e novas aplicações de iluminação, bem como barbeadores elétricos e cuidados de saúde oral. Notícias da Philips em www.philips.com/newscenter

.