Philips Healthcare destaca soluções de TI para saúde verticalizada e apresenta nova área de negócios

Maio 27, 2014

São Paulo, Brasil – Líder global em inovação para saúde e bem-estar, a Philips apresenta novo portfólio de máscaras faciais e o BiPAP Auto SV, com tecnologia exclusiva que permite sincronizar o equipamento à respiração do paciente, anuncia a criação de uma nova área de negócios, lança a primeira linha de monitores que integra o monitoramento à informática clínica e traz novas ferramentas do software de gestão hospitalar pioneiro no Brasil, oTasy. "Em 2014, a Philips completa 90 anos de atuação no País. Tempo suficiente para conhecer o mercado hospitalar brasileiro e desenvolver, sempre em parceria com médicos, gestores e profissionais da saúde, as soluções mais inovadoras e necessárias", afirma Daniel Mazon, vice-presidente sênior da Philips Healthcare para América Latina. Todos os lançamentos serão mostrados durante a Hospitalar 2014, que acontece de 20 a 23 de maio, no Expo Center Norte (São Paulo).

 

A Philips estará presente à feira em dois estandes, no Pavilhão Branco, com as principais inovações das áreas de Patient Care, Home Healthcare Solutions, Image Systems e Gestão de Equipamentos, e no Pavilhão Verde, com as soluções integradas de Clinical Informatics. No espaço principal, para exemplificar como os produtos Philips podem estar conectados, aumentando a produtividade dos profissionais de saúde e a segurança do paciente, será montado um Centro Cirúrgico integrado, com uma UTI totalmente integrada. Neste ambiente, os visitantes poderão ver a conectividade entre ventilador, monitor, equipamento de anestesia e prontuário eletrônico pré-operatório do Tasy, por exemplo. Também será apresentada a integração entre o Tasy, as centrais de monitorização e eletrocardiógrafo EP12.

 

No pavilhão verde, a Philips terá um estande dedicado às soluções de TI para a saúde verticalizada. São softwares de gestão para hospitais, clínicas, bancos de sangue e operadoras de plano de saúde (Tasy – HIS), sistema para gestão e workflow de centros de diagnóstico por imagem e laboratórios (MultiMED – RIS e LIS), além de sistemas PACS (IntelliSpace DCX e iSite). Alguns desses softwares também serão apresentados no pavilhão branco, dentro do conceito de soluções integradas.

 

A Philips foi pioneira na produção nacional de equipamentos para diagnóstico por imagem de alta tecnologia e, por isso, foi a primeira empresa cadastrada pelo BNDES – Banco Nacional do Desenvolvimento para concessão de crédito por meio do FINAME – linha de crédito que concede taxa de juros subsidiados pelo governo. "A empresa acredita e investe fortemente no mercado brasileiro, sendo que cerca de 64% de todos os produtos comercializados nacionalmente são produzidos no Brasil", completa Mazon. E para incentivar o desenvolvimento do mercado da saúde e estimular a inovação, a Philips disponibiliza um simulador online de financiamento via Finame em seu site: http://bndesfiname.simuladorphilips.com.br/ 

 

Lançamentos Philips Healthcare na Hospitalar 2014

 

GESTÃO DE EQUIPAMENTOS PHILIPS
A Gestão de Equipamentos é um serviço de consultoria, gestão e manutenção de equipamentos médicos que é oferecido exclusivamente aos clientes da Philips Healthcare. "A Philips garante a estratégia de investimento e de alocação de recursos mais assertiva para a realização de projetos de expansão, criação e renovação de estabelecimentos de saúde. O nosso time está preparado para planejar a integração completa do negócio e customizar a melhor opção, desde a concepção até a gestão da base instalada, por meio de uma solução personalizada que contribuirá para o sucesso e a sustentabilidade do negócio" argumenta Sérgio Porto, Líder de Gestão de Equipamentos da Philips Healthcare para América Latina.

 

A contratação da consultoria e/ou do serviço de gestão é feita por meio de uma mensalidade fixa que dá acesso a todo portfólio Philips de cuidados ao paciente, imagem e informática clínica e permite prever os custos do negócio de forma mais precisa, com maior controle do fluxo de caixa e previsibilidade. "A nossa consultoria de negócio em saúde centraliza em um único ponto de contato as questões administrativas e gerenciais, possibilitando que o hospital, a clínica ou o centro de diagnóstico por imagem empenhem maior energia ao cuidado com o paciente e a excelência no atendimento médico", conclui Porto. Por meio da Gestão de Equipamentos da Philips, é possível adquirir e instalar novos equipamentos, substituindo modelos antigos e modernizando todo o sistema do hospital ou clínica, além de promover treinamento, capacitação e atualização técnica para os médicos e profissionais da saúde.

 

APLICATIVO DO TASY PARA IPAD
Com o iPad é possível cobrir as atividades nos locais em que o desktop não está presente, flexibilizando e acelerando a resposta aos eventos clínicos. Além de proporcionar mobilidade e maior colaboração entre as equipes clínicas, o aplicativo do Tasy para iPad aumenta a assertividade da equipe médica e de enfermagem, acelera a resposta aos processos e eventos clínicos com maior segurança, reduzindo o risco de erros assistenciais. Outro benefício inerente à utilização dessa inovação é o acesso às informações do paciente em qualquer lugar e a qualquer momento, inclusive junto ao ponto de cuidado.

 

PROTOCOLO DE MANCHESTER NO TASY
A Philips incorporou todas as informações do Protocolo de Manchester dentro do sistema Tasy, possibilitando o acesso tanto no pronto atendimento (PA) quanto em outras partes da instituição. Desenvolvida com a tecnologia HTML5, seu maior diferencial é a possibilidade de utilizar o Protocolo sem a necessidade de integração com sistemas terceiros. O Protocolo de Manchester é baseado em categorias de sinais e sintomas, que contém 52 fluxogramas que serão selecionados a partir da situação/queixa apresentada pelo paciente do pronto atendimento. Além de facilitar que a classificação seja feita com segurança e qualidade, o protocolo auxilia nas decisões de gestão clínica do serviço de urgência, garantindo que a triagem seja realizada com base na situação mais grave e não por ordem de chegada dos pacientes.

 

NOVIDADES E INOVAÇÕES NA ÁREA CLÍNICA E FINANCEIRA DO TASY
A Philips trabalha com foco em inovações que realmente importam ao mercado da saúde e que permitam promover melhorias para organizações de saúde de todo país. Melhorar e integrar processos, criar novas ferramentas baseando-se nas necessidades dos clientes, utilizar toda a sinergia e conectividade dos produtos da Philips e impactar positivamente na vida de milhões de pessoas em todo o país são alguns dos motivadores da equipe de Pesquisa e Desenvolvimento da Philips. Algumas inovações implementadas recentemente no sistema Tasy:

  • Funcionalidades para neonatologia e pediatria: NPT Pediátrica, Nova calculadora de dose terapêutica e Diluição fracionada.
  • Evolução tumoral
  • Sumário de alta
  • Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) – Plano Educacional
  • Checagem à beira-leito através de iPod
  • Visão sintética do Contas a pagar (ficha financeira)
  • Apuração do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) sobre faturamento (lucro real)

BIPAP AUTOSV  ADVANCED COM ENCORE PRO SMART CARD
O sistema de terapia do sono BiPAP autoSV Advanced foi projetado especialmente para fornecer suporte ventilatório não invasivo para tratar pacientes com Apneia Obstrutiva do Sono, Apneia Complexa e respiração Cheyne Stokes. Ele combina diversas tecnologias para reconhecer e reagir às alterações das necessidades de pressão. Por meio de um algoritmo multinível, o aparelho analisa respiração após respiração e usa a sensibilidade Digital Auto-Trak para alterar o suporte de pressão, quando necessário, e manter um padrão respiratório estável. Além disso, o algoritmo também calcula a taxa de respiração espontânea  do paciente e pode acionar automaticamente uma respiração se o paciente tiver um evento apneico central. Esse algoritmo ajuda a normalizar rapidamente a respiração e retorna a pressão ao mínimo exigido para o tratamento, após a ventilação ter sido normalizada.

 

O sistema de terapia do sono BiPAP autoSV também  oferece outras tecnologias Philips Respironics comprovadas como, por exemplo, a umidificação aquecida integrada opcional e o armazenamento dos dados usando o Encore SmartCard da Respironics e o Software de Gerenciamento de Dados Encore Pro.

 

MÁSCARA TrueBlue

 

 A nova máscara premium TrueBlue chega ao mercado brasileiro com a proposta de oferecer mais conforto ao paciente, adaptando-se facilmente às necessidades específicas de cada pessoa. Por meio de uma tecnologia exclusiva da Philips, ela é feita com um gel inovador e formato pré-moldado, que se adapta facilmente aos contornos do nariz e da base do queixo, proporcionando uma sensação acolchoada e de maior conforto. A TrueBlue também oferece mais estabilidade ao fluxo respiratório, diminuindo os vazamentos de ar e oferecendo mais autonomia ao usuário, e uma adaptação mais rápida do paciente ao uso do CPAP, aumentando a aderência ao tratamento da Apneia Obstrutiva do Sono.


A máscara Wisp chega ao mercado brasileiro agora com uma bagagem com 98% de aceitação no mercado mundial. A novidade possui tecnologia de ajuste automático que oferece design modular com almofadados e suporte intercambiáveis (silicone ou tecido), com a estabilidade e desempenho de máscaras nasais tradicionais. 


MÁSCARA AMARA E AMARA GEL
A máscara facial Amara da Philips Respironics, em sua versão silicone ou gel, possui design inovador e modular, sendo mais leve e com um número reduzido de peças em comparação às máscaras faciais tradicionais. Seu formato permite ao paciente personalizar e ajustar a vedação da máscara, utilizando o sistema de ajuste de deslizamento perfeito para a testa. Basta um clique para desmontar e voltar a montar o almofadado e a estrutura da máscara para limpeza ou substituição.

 

MÁSCARA NUANCE E NUANCE PRO
A primeira máscara de mínimo contato (pillows) nasal em  gel, feita com tecnologia exclusiva que se adapta melhor aos contornos faciais, oferecendo maior conforto nasal e vedação. As máscaras Nuance e Nuance Pro são projetadas para ajudar na adesão dos pacientes ao tratamento da apneia, com  mais leveza e conforto.

 

INTELLIVUE MX

 

 A linha de monitores IntelliVue da Philips é a primeira a integrar o monitoramento do paciente à informática clínica. Além disso, os monitores foram projetados para simplificar o acesso às informações dos pacientes necessárias para maior assertividade do diagnóstico e confidencialidade do resultado. Proporcionando uma visão clara das informações do paciente, as telas altamente configuráveis do IntelliVue e suas ferramentas de apoio à decisão clínica refletem claramente os processos de pensamento clínico. Os monitores IntelliVue coletam, combinam e cruzam dados fisiológicos de referência para proporcionar uma visão coerente do estado do paciente.


MONITOR DX 2022+

 

A linha Philips/Dixtal de Monitores ganha um novo integrante, o monitor DX 2022+. Com três opções de configuração, o grande destaque do DX 2022+ é a possibilidade de conexão com a central de monitorização. Além disso, integra informações e curvas na mesma tela; possui interfaces e configurações específicas para cada ambiente (UTI, Centro Cirúrgico, Pronto Atendimento e Diagnóstico) e paciente (neonato, pediátrico e adulto); é leve, 

compacto e facilmente transportável por meio de alça embutida; apresenta alarmes configuráveis pelo usuário; mantém o histórico, permitindo o acompanhamento da evolução do paciente de forma numérica (tabela) e/ou gráfica; e permite a gravação de dados em pen drive (USB).

 

PRÉ-LANÇAMENTO – SIMPLYGO

 

 Os pacientes com DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) dependem de equipamentos de terapia de oxigênio por muitas horas ao dia. O SimplyGo é um concentrador de oxigênio portátil que oferece independência e liberdade por mais tempo aos pacientes que desejam um design durável, que resiste às pancadas e escoriações das atividades diárias, fornecendo uma terapia eficaz.

 

PRÉ-LANÇAMENTO – OPTICHAMBER DIAMOND

 

OptiChamber Diamond é uma câmara espaçadora de bolso fabricada em material antiestático e foi concebida para ajudar o paciente a receber um tratamento mais assertivo, por meio de um design altamente intuitivo que evita o desperdício de medicação e aumenta a eficácia da terapia em pessoas de qualquer idade, em casa ou no hospital. Seu mecanismo exclusivo permite que as válvulas de baixa resistência se abram livremente, 

mesmo com baixas taxas de fluxo em pediatria, permitindo ao usuário respirar facilmente através da câmara. A máscara facial destacável LiteTouch possui uma almofada com contornos macios que se adapta suavemente ao rosto. Com adaptador universal é indicado para uso com qualquer inalador dosimetrado genérico como corticoides inalatórios, medicamentos de ação prolongada e/ou terapia de resgate em casos de agudização.

 

PRÉ-LANÇAMENTO – COUGH-ASSIST E70
O CoughAssist é um aparelho in-exsuflador mecânico capaz de fazer insuflação com pressão positiva e exsuflação com pressão negativa, ou seja, é capaz de auxiliar a simular uma tosse em pacientes que possuem a capacidade muscular respiratória diminuída. Esse processo melhora a remoção natural de secreções brônquicas. O ciclo de insuflação-exsuflação simula o processo da tosse, evitando os problemas potenciais associados a procedimentos mais invasivos.

A fraqueza da musculatura respiratória e a capacidade de tosse diminuída são as principais causas de complicações pulmonares em pacientes com doenças neuromusculares. A utilização de tosse assistida para a desobstrução das vias aéreas é essencial para evitar a retenção de secreções que podem causar infecção, inflamação e insuficiência respiratória.

O Modelo E70, quando comparado ao modelo antigo, fornece um suporte de pressão maior, interface com painel digital, movimento oscilatório, gestão de dados, além de opcionais como oximetria e controle por pedal, para auxiliar ainda mais na terapia.

 

Philips Healthcare na Hospitalar 2014
Data: 20 a 23 de maio
Horário: das 12 às 21h
Local: Expo Center Norte, São Paulo – SP
Estandes: Philips Healthcare, Pavilhão Branco e Pavilhão Verde (Clinical Informatics)
Endereço: R. José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme – São Paulo (SP)

 


 

Informações para Imprensa:

In Press Porter Novelli – Relações com a imprensa
Érica Sato | (11) 3330-3829 | erica.sato@inpresspni.com.br
Danilo Ribeiro | (11) 3330-3837 | danilo.ribeiro@inpresspni.com.br
Camila Francis | camila.francis@inpresspni.com.br

.

Sobre a Philips

A Philips do Brasil é uma subsidiária da Royal Philips da Holanda e atua no País há 89 anos. Líder dos mercados locais de eletroeletrônicos, eletrodomésticos portáteis, produtos para cuidados pessoais, lâmpadas, aparelhos de raios-X e sistemas de monitoramento de pacientes. Outras informações para a imprensa estão disponíveis no site da Philips do Brasil: www.philips.com.br.

.

Sobre a Royal Philips

A Royal Philips (NYSE: PHG, AEX: PHIA) é uma empresa diversificada de saúde e bem-estar, com foco em melhorar a vida das pessoas por meio de inovações oportunas nas áreas de Healthcare, Consumer Lifestyle e Lighting. Com sede na Holanda, a Philips computou em 2013 um volume de venda de 23.3 bilhões de euros e emprega aproximadamente 112.000 mil funcionários, com vendas e serviços em mais de 100 países. A empresa é líder em soluções para cuidados cardíacos, cuidados com a saúde em casa, soluções eficientes em iluminação e novas aplicações de iluminação, bem como em produtos de consumo e estilo de vida para o bem-estar pessoal, com forte posicionamento em barbeadores elétricos e saúde bucal. Mais informações sobre a Philips podem ser encontradas no site www.philips.com/newscenter 

.