Philips Walita lança produtos inspirados nas mulheres e nas tradições do Nordeste

Abril 29, 2014

Pesquisa sobre hábitos da região origina liquidificador com filtro extra grande e colher de pau elétrica para facilitar as atividades do dia-a-dia

 

Brasil, São Paulo – Um estudo da Philips Walita com consumidoras do Nordeste, das classes AB e C, mapeou aspectos comportamentais e peculiaridades das consumidoras da região. Os resultados inspiraram o desenvolvimento de soluções que simplificam as tarefas na cozinha, trazendo o conceito de inovação para o cotidiano das pessoas.

 

Os primeiros produtos que nasceram da iniciativa foram o liquidificador com filtro extra grande RI2104, que permite fazer leite de coco em casa, e o mixer RI1601 - a "colher de pau elétrica", com batedor extra, que permite fazer receitas tradicionais com a mesma precisão e controle de uma colher de pau tradicional, mas com menos esforço.

 

A descoberta geral do estudo é que, ainda hoje, mesmo com a ampla gama de eletrodomésticos disponível no mercado, as mulheres nordestinas cozinham como as gerações mais antigas ensinaram. Elas mantêm o cuidado com a família e o poder da comida caseira como foco principal e perpetuam três valores tradicionais no preparo das receitas culinárias: a utilização de produtos naturais, a produção feita a mão para dar o ponto certo e a personalização com toque especial que imprime personalidade em todos os pratos.

 

Leite de coco fresco, além de bolos fofinhos e práticos

Para ilustrar na prática, um caso típico é que os equipamentos utilizados não eram adequados para produzir o leite de coco fresco, um dos ingredientes mais utilizados na culinária da região. Para produzi-lo, as mulheres batem a fruta e depois coam com um pano de prato para separar o líquido das lascas da casca. Possuindo um filtro extra grande, o liquidificador Philips Walita RI2104, possibilita que um único produto realize a tarefa em apenas dois minutos e com excelentes resultados. Após a mistura, a polpa do coco permanecerá no filtro. Ele possui 550W de potência e três velocidades.

 

Outra oportunidade de negócio foi encontrada no segmento de mixers. O mercado é quase inexistente no Nordeste – com menos de 1% de penetração – e um dos motivos levantados pela pesquisa para a não utilização é que poucas pessoas sabem realmente a sua utilidade. Para o preparo de bolos, cremes, vitaminas e purês, bastante usados nas receitas locais, a população nordestina perpetua o hábito de bater massas à mão, utilizando colher de pau.

 

Para desenvolver a categoria na região e fortalecer o conceito que o equipamento facilita a mistura e permite o controle para que a receita fique no ponto exato e com o mesmo sabor, a Philips Walita desenvolveu o mixer RI1601 - a “colher de pau elétrica”, que conta ainda com a tecnologia ProMix para misturar perfeitamente os alimentos dado o formato exclusivo de seu bocal. Além dos acessórios tradicionais, a inovação possui um batedor extra que permite fazer receitas tradicionais com a mesma precisão e controle de uma colher de pau tradicional, mas com menos esforço.

 

O Nordeste apresentou crescimento da economia nos últimos anos e está no mapa de expansão da Philips. "Queremos estar mais presentes nos lares nordestinos e o mapeamento foi um passo importante para entendermos suas necessidades e diferenças para o Sudeste, por exemplo. Percebemos que há um potencial de compra interessante e que, para atrair a atenção destes consumidores, precisamos entregar inovação em produtos que realmente façam a diferença no dia-a-dia deles", afirma Alina Asiminei, diretora de marketing de Consumo e Lifestyle da Philips para a América Latina.

 

Os insights surgiram durante workshop regional de inovação, com a consultoria de diferentes perfis de profissionais, como antropólogos. O liquidificador com filtro extra grande e a colher de pau elétrica são os primeiros itens a serem lançados, mas a marca continua com estudos em andamento para juntar outros eletrodomésticos à lista. As vendas começam neste mês de abril com foco na região Norte/Nordeste e, posteriormente, abrindo para todo o país.

 

A pesquisa, realizada pela empresa de branding CO.R, , contou com consumidores das cidades de Recife e de São Paulo, acompanhados por  especialistas do mercado. Foram aplicadas entrevistas de profundidade, incluindo visitas aos domicílios dos consumidores, além de abordagem espontânea nas ruas, durante o período de três meses.

 

 

 Philips Brasil no Twitter 

Suporte Técnico Philips Brasil no Twitter 

 

 Philips Brasil no Facebook 

 

 Philips Brasil no Youtube 

Para mais informações, favor entrar em contato com:

In Press Porter Novelli
Maria Tchilian – (11) 3330-3844 / maria.tchilian@inpresspni.com.br
Tatiane Pellegrino – (11) 3330-3837/ tatiane.pellegrino@inpresspni.com.br
Camila Francis – (11) 3323-1533 / camila.francis@inpresspni.com.br

 

Philips Brasil
Ingrid Silva – Relações com Imprensa - Produtos de Consumo e Estilo de Vida ingrid.silva@philips.com

.

Sobre a Philips

A Philips do Brasil é uma subsidiária da Royal Philips da Holanda e atua no país há 89 anos. Líder dos mercados locais de eletroeletrônicos, eletrodomésticos portáteis, produtos para cuidados pessoais, lâmpadas, aparelhos de raios-X e sistemas de monitoramento de pacientes. Outras informações para a imprensa estão disponíveis no site da Philips do Brasil: www.philips.com.br

.

Sobre a Royal Philips

A Royal Philips (NYSE: PHG, AEX: PHI) é uma empresa diversificada de saúde e bem-estar, com foco em melhorar a vida das pessoas por meio de inovações oportunas nas áreas de Healthcare, Consumer Lifestyle e Lighting.  Com sede na Holanda, a Philips computou em 2013 um volume de venda de 23.3 bilhões de euros e emprega aproximadamente 115.000 mil funcionários, com vendas e serviços em mais de 100 países. A empresa é líder em soluções para cuidados cardíacos, cuidados com a saúde em casa, soluções eficientes em iluminação e novas aplicações de iluminação, bem como em produtos de consumo e estilo de vida para o bem-estar pessoal, com forte posicionamento em barbeadores elétricos, entretenimento portátil e saúde bucal. Mais informações sobre a Philips podem ser encontradas no site www.philips.com/newscenter.

.