Philips dá aos trabalhadores o controle da iluminação do escritório via smartphone, usando um revolucionário sistema de iluminação conectada

Março 27, 2014

  • Modelo de escritório do futuro para maior conforto, produtividade e eficiência de edifícios
  • Os trabalhadores podem personalizar a iluminação e a temperatura usando um app para smartphone
  • Iluminação conectada em LED via Ethernet fornece dados sem identificação sobre ocupação e clima para uma gestão mais eficiente das instalações

 

Amsterdã, Holanda - A Royal Philips (NYSE: PHG, AEX: PHIA), empresa líder mundial em iluminação, anunciou hoje um sistema revolucionário de iluminação conectada de escritórios, que oferece um incrível valor para gestores de instalações, funcionários de escritórios e donos de edifícios. 

 

O sistema inovador utiliza a tecnologia Power-over-Ethernet (PoE) para conectar as instalações de iluminação do escritório à rede de TI do edifício. O sistema de iluminação age como uma via de informações, permitindo que os trabalhadores controlem e acessem outros serviços do prédio por meio de seus smartphones, para poderem desfrutar de maior conforto visual e produtividade.

 

As instalações de iluminação para escritório, quando equipadas com sensores, podem registrar dados sem identificação sobre ocupação, temperatura e umidade das salas. Elas conectam-se à rede de TI e interagem com outros sistemas do edifício, como aquecimento, ventilação e serviços de TI. Isso beneficia o gestor das instalações, que dispõe de um sistema único que exibe visualizações históricas e em tempo real sobre a utilização do edifício. Por exemplo, ele pode ver que na tarde de uma sexta-feira, um andar específico não está sendo usado e ajustar a temperatura, iluminação e a escala de limpeza de acordo com as necessidades. Dispor de uma visão integrada dos padrões de ocupação de um edifício e da utilização de energia faz com que a tomada de decisões aconteça de forma mais consciente, com níveis inéditos de eficiência energética e operacional.

 

A Philips irá apresentar seu sistema de iluminação conectada para escritórios na Light + Building, a maior feira do mundo dedicada ao setor de iluminação e tecnologia de serviços de construção, que acontecerá em Frankfurt (30 de março – 4 de abril de 2014).

 

Controle via Smartphone
O sistema da Philips permite que funcionários de escritórios controlem a iluminação em escritórios sem divisórias (open plan), bem como a temperatura em salas de reuniões, de acordo com suas preferências individuais. Usando um app, os smartphones poderão identificar a localização do funcionário a partir das luminárias no teto.

 

"Por si só, a iluminação de LED já é 80% mais eficiente do que a iluminação convencional. O controle pessoal da iluminação por parte dos funcionários aumenta a eficiência de fato, já que os níveis gerais de iluminação podem ser mantidos mais baixos", disse Jeff Cassis da Philips Lighting. "A potencial economia nos custos operacionais de um edifício será significativa, levando em conta que aquecimento, refrigeração e iluminação, juntos, representam 70% da utilização de energia em um edifício1".

 

As luminárias, equipadas com dispositivos de comunicação sem fio, formam uma densa grade de localização interna, como um GPS para espaços internos, dando suporte a uma gama de serviços, como a sinalização. Por meio de um app para smartphone, o sistema também pode passar informações úteis aos trabalhadores, como, por exemplo, qual é a sala de reuniões vazia mais próxima.

 

Satisfação para proprietários de edifícios e gestores de instalações
Para proprietários de edifícios, o sistema oferece novo valor, que vai além da eficiência energética e da economia de custos. Recursos avançados, como localização em espaços internos, unem-se ao sistema inteligente para proporcionar conforto, personalização e segurança, aumentando o valor total de um edifício e tornando-o mais atraente para os inquilinos.

 

Luminárias ativadas por PoE do tipo padrão também conseguem economias significativas de custos na instalação de iluminação. Como essas luminárias recebem dados e energia pela mesma conexão Ethernet, não há necessidade de uma fiação elétrica cara, reduzindo em até 50% os custos de instalação.

 

O sistema de iluminação conectado instalado no "The Edge", um edifício comercial com tecnologia de ponta que está sendo desenvolvido pela OVG Real Estate para a Deloitte em Amsterdã, é o primeiro do tipo. Na condição de pioneiras em matéria de inovação no local de trabalho, as empresas Deloitte e OVG Real Estate escolheram a Philips e seu sistema de iluminação conectada para ajudar o edifício a atender aos mais altos padrões de sustentabilidade (certificação BREEAM2 - Outstanding).

 

"A inovação é a maior prioridade da Deloitte e queremos criar um ambiente mais intuitivo, confortável e produtivo para nossos funcionários. Também vemos nosso escritório elevando o nível em matéria de análise de dados com visões completamente novas sobre o uso do espaço corporativo, liderando o caminho para que os escritórios reduzam a pegada de carbono de edifícios e criem um mundo mais sustentável", disse Erik Ubels, Diretor de Informática da Deloitte na Holanda.

 

Coen van Oostrom, Fundador e Diretor-Presidente da OVG disse: "Nossa parceria inovadora com a Philips e a Deloitte/AKD para esse projeto no "The Edge" irá resultar em um novo modelo de desenvolvimento sustentável para o setor de construção. Temos o orgulho de implementar e ser os co-criadores desse sistema de gestão de edifícios, juntamente com essas importantes empresas, para gerar valor para proprietários de edifícios, inquilinos e funcionários de escritórios. Esse projeto se encaixa em nossa ambição de permanecer na liderança em matéria de inovações sustentáveis para escritórios".

 

A Philips está expondo seu sistema de iluminação conectada para escritórios na feira Light + Building 2014. Os visitantes da exposição poderão conhecer o sistema no stand da Philips no Forum, nível 0, stand A01.

 


1 Frost e Sullivan
2 A classificação mais alta de acordo com o Método de Avaliação Ambiental do Estabelecimento de Pesquisa para Edifícios (BREEAM, na sigla em inglês)

Para obter mais informações, entre em contato com:

Shai Dewan
Philips Lighting
Tel: +31620695822
E-mail: shai.dewan@philips.com 

.

Sobre a Royal Philips:

A Royal Philips (NYSE: PHG, AEX: PHIA) é uma empresa diversificada de saúde e bem-estar, com ênfase na melhoria da vida das pessoas por meio de inovações significativas nas áreas de Cuidados com a Saúde, Produtos de Consumo e Iluminação. Sediada na Holanda, em 2013 a Philips registrou vendas no valor de €23,3 bilhões e emprega aproximadamente 115.000 funcionários, realizando vendas e serviços em mais de 100 países. A empresa é líder em cuidados cardíacos, cuidados intensivos e cuidados com a saúde em casa, soluções em iluminação energeticamente eficientes e novas aplicações de iluminação, e também em barbeadores, produtos para a estética masculina e cuidados bocais. Notícias sobre a Philips podem ser encontradas em www.philips.com/newscenter.

.