Philips e RealView Imaging concluem o primeiro estudo que demonstra o uso de imagens holográficas em 3D ao vivo na cardiologia intervencionista

Novembro 28, 2013

Inovação permite ao médico visualizar o coração do paciente em uma tela bidimensional durante o procedimento cirúrgico e interagir com a projeção holográfica para maior capacidade de avaliação das condições do paciente

 

São Paulo, BrasilRoyal Philips (NYSE: PHG, AEX: PHIA) e RealView Imaging Ltd. anunciam a conclusão do estudo clínico que demonstrou a viabilidade do uso de imagens holográficas em 3D ao vivo durante uma operação e de uma tecnologia de interação para orientar os procedimentos de doenças cardíacas estruturais minimamente invasivos. No estudo piloto, que envolveu oito pacientes e foi realizado em colaboração com o Schneider Children’s Medical Center em Petach Tikva, Israel, a tecnologia de visualização da RealView foi usada para exibir imagens holográficas em 3D interativas, em tempo real, adquiridas pelos sistemas de raios X intervencionistas e ultrassom cardíaco da Philips.

 

 

Além de visualizar o coração do paciente em uma tela bidimensional, os médicos da equipe intervencionista foram capazes de ver imagens holográficas em 3D dinâmicas detalhadas do coração "flutuando em espaço livre" durante um procedimento de doença cardíaca estrutural minimamente invasivo, sem o uso de dispositivos oculares especiais. Os médicos também foram capazes de manipular as estruturas do coração projetadas em 3D tocando os volumes holográficos na frente deles. O estudo demonstrou o potencial da tecnologia para melhorar o contexto e a orientação de reparos estruturais do coração.

 

"As projeções holográficas me possibilitaram compreender intuitivamente e examinar a anatomia espacial em 3D do coração do paciente, além de navegar e apreciar a interação dispositivo-tecido durante o procedimento", disse o Dr. Einat Birk, cardiologista pediátrico e diretor do Institute of Pediatric Cardiology do Schneider Children’s Medical Center.

 

O Dr. Elchanan Bruckheimer, cardiologista pediátrico e diretor dos Laboratórios de Cateterismo Cardíaco do Schneider Children’s Medical Center, acrescentou: "A capacidade de chegar até a imagem e aplicar marcações sobre a anatomia dos tecidos moles nos raios X e imagens de ultrassom 3D seriam extremamente úteis para a orientação desses procedimentos complexos."

 

Os resultados deste estudo piloto exclusivo foram apresentados pelo Dr. Bruckheimer no 25º simpósio científico anual Transcatheter Cardiovascular Therapeutics (TCT), promovido pela Cardiovascular Research Foundation.

 

"Nosso objetivo final é criar o futuro dos cuidados da saúde, fornecendo soluções inovadoras que melhoram as capacidades clínicas e aperfeiçoam os resultados dos pacientes", disse Bert van Meurs, vice-presidente da Philips Healthcare. "Ao unirmos forças com parceiros que compartilham nossa paixão pela inovação, temos sido capazes de demonstrar a viabilidade e o valor potencial da primeira tecnologia de visualização holográfica do mundo, destinada a orientar procedimentos cardíacos minimamente invasivos."

 

"Vejo indícios claros de que a holografia em 3D médica irá desempenhar um papel importante na imagiologia médica em um futuro próximo", disse Aviad Kaufman, CEO da RealView Imaging Ltd. "Com o avanço das imagens em 3D ao vivo e a crescente evidência clínica de seu valor para uma variedade de procedimentos, estamos convencidos de que a nossa tecnologia holográfica irá aumentar ainda mais as imagens em 3D e, mais importante, melhorar o atendimento ao paciente."

 

Os avanços tecnológicos na aquisição de imagens em 3D ao vivo para orientar procedimentos minimamente invasivos também provocou o desenvolvimento de novas formas de visualizar os dados. Após os resultados promissores produzidos por este estudo piloto, a Philips e a RealView Imaging continuarão a explorar o valor clínico da combinação de imagens em 3D ao vivo e holografia médica, tanto em cardiologia intervencionista como em outras áreas clínicas.

Informações para Imprensa:

In Press Porter Novelli – Relações com a imprensa (agência externa)
Daniel Cesaroni | (11) 3330-3837 | daniel.cesaroni@inpresspni.com.br
Érica Sato | (11) 3330-3829 | erica.sato@inpresspni.com.br
Camila Francis | (11) 3323-1533 | camila.francis@inpresspni.com.br

 

Philips – Relações com a imprensa
Juliana Ugarte | (11) 997-765-247 | juliana.ugarte@philips.com

.

Sobre a Philips

A Philips do Brasil é uma subsidiária da Royal Philips da Holanda e atua no País há 89 anos. Líder dos mercados locais de eletroeletrônicos, eletrodomésticos portáteis, produtos para cuidados pessoais, lâmpadas, aparelhos de raios-X e sistemas de monitoramento de pacientes. Outras informações para a imprensa estão disponíveis no site da Philips do Brasil: www.philips.com.br 

.

Sobre a Royal Philips

A Royal Philips (NYSE: PHG, AEX: PHIA) é uma empresa diversificada de saúde e bem-estar, com foco em melhorar a vida das pessoas por meio de inovações oportunas nas áreas de Healthcare, Consumer Lifestyle e Lighting.  Com sede na Holanda, a Philips computou em 2012 um volume de venda de 24.8 bilhões de euros e emprega aproximadamente 116 mil funcionários, com vendas e serviços em mais de 100 países. A empresa é líder em soluções para cuidados cardíacos, cuidados com a saúde em casa, soluções eficientes em iluminação e novas aplicações de iluminação, bem como em produtos de consumo e estilo de vida para o bem-estar pessoal, com forte posicionamento em barbeadores elétricos e saúde bucal. Mais informações sobre a Philips podem ser encontradas no site www.philips.com/newscenter

.