Equipamentos e soluções de RIS e PACS da Philips dão suporte a Próton Diagnósticos

Investir em um pacote "full" da Philips gerou economia e promoveu um aumento de 350% no número de clientes e exames da Próton Diagnósticos, além de auxiliar na gestão do serviço e das informações

Março 7, 2013

A Próton Diagnósticos atua, desde 1993, na prestação de serviços radiológicos ao Centro Médico de Campinas. Mais recentemente, em setembro de 2009, a empresa arrendou o serviço de radiodiagnósticos deste hospital e investiu na renovação do maquinário radiológico, adquirindo vários equipamentos da Philips. A instituição presta serviços em todas as especialidades médicas e realiza intervenções extravasculares dirigidas por métodos de imagem, bem como estudos angiográficos e cardíacos por TC e RM.

“Os investimentos atraíram um grande número de clientes e exames, com um aumento de cerca de 350% da atividade da empresa no primeiro ano”, afirma Ruy Moraes Machado Guimarães, sócio-diretor da Próton.

A parceria entre a Próton e a Philips envolveu soluções customizadas de financiamento, manutenção, ferramentas para elaboração de planejamento estratégico e workshops de gestão integrada da saúde. O que levou a instituição a buscar novos sistemas de RIS e PACS da Philips foi, essencialmente, a necessidade de ter ferramentas que auxiliassem na gestão do serviço e das informações médicas dos pacientes.

Anteriormente, a clínica sofria com a limitação nos relatórios de atividades e nos relatórios econômico-financeiros, pois era necessário migrar de um sistema a outro para visualização de imagens. Ruy Guimarães destaca que tudo ficou mais fácil e ágil após a aquisição do Portal, MultiMED RIS e iSite PACS da Philips, pois, “usando qualquer computador da empresa, é possível ter acesso às informações gerenciais e assistenciais, manipular imagens, confeccionar laudos, comparar exames de outras datas com os atuais, avaliar imagens e elaborar laudos à distância e, em breve, enviar laudos e imagens para médicos correspondentes”, enfatiza o sócio-diretor da Próton.

O maior ganho obtido com o iSite, segundo os médicos da instituição, foi a facilidade de acesso a imagens e laudos dos exames. Cabe ressaltar, também, que a ferramenta se tornou um mecanismo de retenção de clientes, uma vez que trouxe agilidade e segurança no manejo dos pacientes, com a possibilidade de se ter acesso a qualquer imagem com um tempo de upload de 3 segundos, garantindo ainda um uptime de 99,9% do tempo. Além disso, com o uso integrado das soluções de RIS e PACS da Philips, “o worklist gerado na recepção retira um retrabalho de identificação que antes tínhamos em todas as modalidades. Poder mover-se do ambiente de laudo para o ambiente de imagens e do registro de informações traz flexibilidade e agilidade no dia a dia do radiologista”, relata Guimarães.

Segurança do paciente

“As ferramentas adquiridas da Philips auxiliam a empresa a cumprir sua missão junto à comunidade, pois agregam valor ao serviço prestado”, salienta o sócio-diretor. Algo simples, como ter a fotografia do paciente em sua ficha, permite que o paciente seja abordado com muito mais discrição e personificação, ao mesmo tempo que confere segurança ao atendimento. A possibilidade de comparar dois exames com todas as imagens disponíveis acrescenta, de maneira drástica, confiabilidade por parte dos médicos radiologistas. As imagens ficam em duplo backup, interligados por fibra óptica em prédios distintos, para minimizar a perda de dados ou a inoperância em caso de dano em um dos servidores.

Guimarães ainda enfatiza que a segurança do paciente é, também, alavancada com a possibilidade de consulta de opinião de outro radiologista, através de ferramentas de solicitação de opinião e da facilidade de envio de imagens para tal tipo de consulta. Igualmente, a integração de todos os setores do serviço por intermédio das ferramentas de TI facilita no sentido de que os exames sejam atribuídos aos devidos pacientes, aprimorando o processo de prevenção à troca de pacientes/exames e promovendo a completa segurança para os clientes. Outrossim, o laudo atrelado à imagem e ao registro do paciente incrementa a segurança. A digitalização de documentos trazidos pelo paciente evita que os mesmos fiquem circulando pelos setores, impedindo o extravio dos mesmos.

Diferenciais do MultiMED e iSite PACS Philips na Próton

• Possibilidade de acessar todas as informações dos pacientes e confrontá-las com os exames atuais a partir de qualquer computador do serviço ou de fora dele, via web.
  • Os laudos podem ser realizados de três maneiras diferentes: reconhecimento de voz, ditado e posteriormente digitado ou digitado diretamente pelo próprio médico.
  • Conjunto RIS/PACS promove a redução de até 30% no tempo do laudo.

As equipes, como um todo, manifestam constantemente seu contentamento com as praticidades que vão sendo descobertas com o passar do tempo, ratificando a parceria entre a Próton Diagnósticos e a Philips.

“O hospital onde a Próton está sediada utiliza o HIS de uma empresa recentemente adquirida pela Philips, o Tasy, de forma que somos a primeira unidade do Brasil a contar com todas as quatro ferramentas de TI da Philips para a área de saúde, tornando mais fácil a integração das mesmas e a consolidação de um prontuário eletrônico completo. É a parceria da Philips fortalecendo outras parcerias”, destaca Ruy Guimarães.

A Próton é uma referência em serviços de diagnóstico por imagem no interior de São Paulo, além de ser um Show Site referência da Philips em soluções integradas de MultiMED x Tasy x PACS iSite.
Renato Almeida, gerente de contas da Philips Healthcare.

Para mais informações, favor entrar em contato com:

Inpress - Relações com a imprensa
Camila Francis / (11) 3323-1533 / camila.francis@inpresspni.com.br
Fernanda Dapra / (11) 3323-1533 / fernanda.dapra@inpresspni.com.br

Philips - Relações com a Imprensa
Renata Marucci / (11) 85887811/ renata.marucci@inpresspni.com.br
Gabriella Stoque / (11) 7572-2465 / gabriella.stoque@philips.com

A Philips do Brasil é uma subsidiária da Royal Philips Electronics da Holanda e atua no País há 88 anos. Líder dos mercados locais de eletroeletrônicos, eletrodomésticos portáteis, produtos para cuidados pessoais, lâmpadas, aparelhos de raios-X e sistemas de monitoramento de pacientes. Outras informações para a imprensa estão disponíveis no site da Philips do Brasil: www.philips.com.br.

Sobre a Royal Philips Electronics

A Royal Philips Electronics (NYSE: PHG, AEX: PHI) é uma empresa diversificada de saúde e bem-estar, com foco em melhorar a vida das pessoas por meio de inovações oportunas nas áreas de cuidados com a saúde, produtos de consumo e estilo de vida e iluminação. Com sede na Holanda, a Philips emprega aproximadamente 122 mil funcionários em vendas e serviços em mais de 100 países. Com um volume de vendas de 22,6 bilhões de euros em 2011, a empresa é líder de mercado em soluções para cuidados cardíacos, cuidados com a saúde em casa, soluções eficientes em iluminação e novas aplicações de iluminação, bem como em produtos de consumo e estilo de vida para o bem-estar pessoal, como barbeadores elétricos, entretenimento portátil e saúde bucal. Mais informações sobre a Philips podem ser encontradas no site www.philips.com/newscenter.