Philips transfere à Funai sua divisão de Áudio, Vídeo, Multimídia e Acessórios

Março 4, 2013

• A Philips Consumer Lifestyle reforçará seu foco em Saúde e Bem-estar.
• A transação combina a solidez da marca e o poder de inovação da Philips com a capacidade de fabricação e distribuição da Funai.
• O acordo garante que as inovações em áudio e vídeo com a marca Philips continuarão disponíveis para consumidores do mundo inteiro.

Amsterdã, Holanda - A Royal Philips Electronics (NYSE: PHG, AEX: PHIA) anunciou hoje um acordo de transferência de sua divisão de Lifestyle Entertainment (Áudio, Vídeo, Multimídia e Acessórios) para a Funai Electric Co., Ltd (TSE/OSE 6839). Segundo os termos do acordo, a Funai pagará o montante de 150 milhões de euros e uma taxa de licenciamento da marca pelo período inicial de cinco anos e meio, com uma renovação opcional por outros cinco. A negociação que envolve a divisão de Áudio, Multimídia e Acessórios deve ser concluída no segundo semestre de 2013. A transferência da divisão de Vídeo acontecerá em 2017 e envolve acordos para o licenciamento da propriedade intelectual existente. O valor da transação será informado na data de fechamento do negócio.

A transação está sujeita às condições habituais, incluindo informes regulatórios e os procedimentos de comissões de trabalhadores. Estão excluídas as atividades de Controle Remoto, que é, em maior parte, um negócio B2B.

"Com essa transação, estamos dando mais um passo para remodelar o portfólio de Consumer Lifestyle e para transformar a Philips na maior empresa de tecnologia em soluções para Saúde e Bem-estar", diz o CEO da Philips Frans van Houten. "Tenho certeza de que o acordo firmado hoje com a Funai, nossa parceira há mais de 25 anos, criará um futuro promissor para a divisão de Áudio, Vídeo e Entretenimento da Philips e garantirá a continuidade aos nossos consumidores. Este acordo vem somar à solidez da marca, a inovação e a posição de liderança da Philips com a expertise da Funai em fabricação e distribuição, além de sua forte presença nos mercados das Américas do Norte e Central, do Japão.”

"É um momento de muita satisfação para nós da Funai", conta Tomonori Hayashi, Presidente e CEO da Funai. "Com essa transação, teremos força para continuar avançando e crescendo como uma empresa global. Poderemos aproveitar a notoriedade da Philips em termos de know-how e a inovação, bem como os excelentes profissionais que ela mantém no mundo todo, nos permitindo trabalhar em equipe para fortalecer a marca Philips em Áudio, Vídeo e Entretenimento. Além disso, a Funai terá a oportunidade de cumprir sua meta de expandir seus negócios para mercados que incluem Brasil, Rússia, Índia e China".

"Com esse acordo e a joint venture com a TPV para o segmento de televisão, o foco de Consumer Lifestyle passa a se concentrar em Saúde e Bem-estar. O portfólio, que inclui eletrodomésticos e cafeteiras, cuidados pessoais, Saúde e Bem-estar, apresentou um crescimento considerável em 2012", revela o CEO da Philips para Consumer Lifestyle Pieter Nota.

"A Philips tem orgulho de seu legado no setor de Áudio, Vídeo, Multimídia e Acessórios, e o acordo de hoje com a Funai garante que a empresa continuará oferecendo inovações incríveis com a marca Philips a consumidores do mundo inteiro".

Philips Áudio, Vídeo, Multimídia e Acessórios formam o grupo de negócios Lifestyle Entertainment, que faz parte da divisão de Consumer Lifestyle da Philips. A matriz desse grupo de negócios fica em Hong Kong e emprega cerca de 2.000 pessoas em vários países.

O acordo de hoje não afeta os contratos de licenciamento de marca em vigor entre Funai e Philips.

Informações para imprensa

In Press - Relações com a imprensa
Fernanda Daprá / (11) 3330-3809 / fernanda.dapra@inpresspni.com.br
Bruno Ribeiro / (11) 3323-1531 / bruno.ribeiro@inpresspni.com.br
Camila Francis / (11) 3323-1533 / camila.francis@inpresspni.com.br

Philips - Relações com a Imprensa
Renata Marucci / (11) 96475-5004 / renata.marucci.santos@philips.com
Juliana Ugarte / (11) 99776-5247 / juliana.ugarte@philips.com

A Philips do Brasil é uma subsidiária da Royal Philips Electronics da Holanda e atua no País há 88 anos. Líder dos mercados locais de eletroeletrônicos, eletrodomésticos portáteis, produtos para cuidados pessoais, lâmpadas, aparelhos de raios-X e sistemas de monitoramento de pacientes. Outras informações para a imprensa estão disponíveis no site da Philips do Brasil: www.philips.com.br.

Sobre a Royal Philips Electronics

A Royal Philips Electronics (NYSE: PHG, AEX: PHI) é uma empresa diversificada de saúde e bem-estar, com foco em melhorar a vida das pessoas por meio de inovações oportunas nas áreas de Healthcare, Consumer Lifestyle e Lighting.  Com sede na Holanda, a Philips computou em 2012 um volume de venda de 24.8 bilhões de euros e emprega aproximadamente 118.000 mil funcionários, com vendas e serviços em mais de 100 países. A empresa é líder em soluções para cuidados cardíacos, cuidados com a saúde em casa, soluções eficientes em iluminação e novas aplicações de iluminação, bem como em produtos de consumo e estilo de vida para o bem-estar pessoal, com forte posicionamento em barbeadores elétricos, entretenimento portátil e saúde bucal. Mais informações sobre a Philips podem ser encontradas no site www.philips.com/newscenter.