Philips apresenta soluções em mobilidade para o setor de saúde

Janeiro 17, 2013

É notória a importância dos profissionais de saúde estar próximos dos seus pacientes e dispondo de ferramentas que possam aumentar a produtividade e agilidade no atendimento. No entanto o uso da computação móvel no setor não é uma novidade, já que há muito se valoriza o acesso às informações do paciente diretamente no local de tratamento. Além disso, cada vez mais, a mobilidade se consolida como uma das principais necessidades da área, pois representa um novo paradigma que permite aos usuários acesso a serviços e informações, a qualquer tempo e em qualquer local. Hoje em dia a Philips tem produtos que se conectam com qualquer smartphone e enviam resultados de exames para qualquer localidade, além de monitores que podem ser acessados remotamente.

A Philips desenvolveu uma tecnologia para equipamentos de ventilação mecânica e terapia de distúrbios do sono utilizados em casa, que, conectados a um modem,  permitem ao médico gerenciar os dados dos seus pacientes a distância, via web, com o EncoreAnywhere.  Os dados da ventilação podem ser visualizados em tempo real, possibilitando ao médico mudar a conduta/prescrição e acompanhar a  evolução clínica de seus pacientes de onde estiver, com acesso à internet. Relatórios gerados diariamente poderão evidenciar  alterações dos parâmetros e alertar o médico para que possa monitorar  o paciente e rever a conduta, quando necessário. No entanto, este produto ainda não está disponível no Brasil e dependemos das aprovações das agências reguladoras locais.

Com o acesso feito via wireless, as informações chegam aos profissionais de maneira muito mais rápida e contínua. Com isso, os diagnósticos são mais rápidos e precisos, aumentando a chance de sobrevivência dos pacientes graves. As informações são acessadas dos mais diversos locais, dando ao hospital um ganho significativo em  economia de tempo e processos, além de benefícios como:

•  Acesso, coleta e documentação das informações sobre o paciente no leito, aumentando a segurança e agilidade no atendimento.
  • Redução no tempo despendido na documentação das atividades prestadas ao paciente.
  • Diminuição da probabilidade de perda das informações (armazenadas diretamente no sistema e não em papéis para posterior transcrição).
  • Maior flexibilidade, dinamismo e produtividade aos profissionais, por meio da redução no tempo despendido em atividades relacionadas à escrituração.

“A integração das soluções na área da saúde gera resultados mais rápidos e confiantes no momento do diagnóstico. Vamos mostrar aos convidados deste evento como isso funciona na prática, no dia a dia das empresas de saúde,” conta Vitor Rocha, vice-presidente sênior da área de Healthcare da Philips América Latina.

A Philips desenvolve o tempo todo, novas tecnologias pensando sempre no bem-estar do paciente e oferecer a melhor solução para o médico. Recentemente, lançamos um conjunto de aplicações para o Philips Tasy, um software completo que fornece aos gestores uma visão global e integrada da organização, proporciona alto desempenho nas atividades operacionais e estratégicas, subsidia a tomada de decisão e contribui com as melhores práticas de gestão, para que os profissionais de saúde possam trabalhar com mais mobilidade, portabilidade e segurança. Permitindo o acesso a várias funcionalidades do Tasy por meio de tablets, PDAs e terminais de autoatendimento, é possível obter diversos benefícios.

Além disso, a empresa lançou recentemente uma série de produtos que já vêm configurados para funcionar com maior conectividade.

Sistema de Gestão Hospitalar

Tasy: lançamento da versão em Java do sistema para a gestão de saúde, uma das linguagens de programações mais atuais e que mais crescem em todo o mundo. Com esta plataforma, a Philips propõe ainda mais conectividade, já que ela permite uma integração maior dos equipamentos e sistemas de gestão dos hospitais. O acesso ao sistema é também simplificado com esta versão, estando disponível via internet e com a possibilidade de trabalho em diferentes sistemas operacionais – o que reduz o custo com licenças. O Tasy é um sistema único, completamente integrado, robusto, aderente aos processos das organizações de saúde e baseado nas regras de negócios. É utilizado por mais de 420 instituições de saúde em todo o país e está em hospitais de referência.

Monitores

Intellivue MX700 e MX800: A linha Intellivue MX foi projetada para atender as necessidades únicas em ambientes de alta precisão para todos os tipos de pacientes. Além de apresentar um design novo e arrojado com um formato de Tela Widescreen, sensível ao toque e visibilidade lateral, é possível utilizar no sistema iPC, que agrega ao monitor um processador independente, com plataforma Windows, trazendo informações clinicamente relevantes a partir da Intranet do Hospital ou aplicações para mais informações para a decisão no momento do atendimento como imagens ou relatórios do histórico do paciente.

Ventilação Invasiva

DX – 3020: Flexibilidade para o operador, combinando qualidade e excelência em ventilação invasiva e não invasiva, além de possibilidade de transporte intra-hospitalar. Inclinação e tela sensível ao toque.

DX – 3025: Segurança para ventilar paciente neonatal/pediátrico, com nova tela inclinada e sensível ao toque. Modalidades APRV e PRVC. Possibilidade de sensor de fluxo proximal – que previne a ocorrência de embolia durante procedimentos cirúrgicos.

Ventilação Não Invasiva

Respironics V60: Tecnologia Respironics Auto Trak, com grande compensação de fugas e conforto ao paciente. Possui bateria com autonomia de seis horas. C-flex no modo CPAP, possibilitando grande conforto expiratório ao paciente submetido à pressão positiva, além da modalidade AVAPS.

Outros produtos

MRx (Desfibrilador) conectado a um dispositivo móvel (celular, computador, tablete, etc) que envia exames de Eletrocardiograma de 12 derivações para uma central (e-mail, fax, impressoras, etc); isso pode ser feito de qualquer local desde que tenha disponibilidade sinal de 3G ou internet padrão.

XDS – Hardware e software que permite acesso aos monitores hospitalares. Esse é um equipamento que permite que o médico acesse e interaja de qualquer lugar o monitor ou a central e tenha as informações do paciente em tempo real - ex. Saturação, temperatura, pressão arterial, parâmetro de ventilação, entre outros.

MX 40 – Monitor de parâmetros vitais que pode ser usado por pacientes que tem mobilidade no hospital. Esse é um monitor bem pequeno que fica junto ao paciente e permite que ele se movimente dentro do Hospital 100% monitorado. Esse equipamento ainda não esta disponível para vendas, ele será lançado em 2013. O slogan desse produto é: Mais mobilidade para o paciente, mais mobilidade para você.

A empresa já tem alguns equipamentos instalados no em hospitais do Brasil, como Hospital Samaritano, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Hospital Beneficência Portuguesa de Campinas e Hospital e Maternidade Christóvão da Gama.

Hospital Samaritano

Desde o final de 2011, o Hospital Samaritano de São Paulo utiliza dispositivos móveis, como tablets e carrinhos para notebooks, com total acesso ao prontuário eletrônico do paciente e certificação digital disponíveis no Tasy. Com um investimento de R$ 300 mil, as ferramentas fazem parte do contínuo processo de aprimoramento da instituição para aumentar a segurança do paciente e promover boas condições de trabalho aos seus colaboradores.

Os tablets da empresa Motion são utilizados em algumas unidades de internação e nas farmácias – espaços menores, que requerem maior mobilidade para atividades mais específicas, como conferência de medicamentos e orientação dos pacientes de maneira dinâmica na hora da alta. Já os carrinhos para notebooks, da Inventmade, são utilizados em algumas unidades de internação, ou seja, áreas maiores, onde há necessidade de se atender vários leitos em uma única saída do posto de enfermagem.

Segundo o gerente executivo de TI do Hospital Samaritano, Klaiton Simão, até o final de 2012 todas as unidades de internação, que contarão com 313 leitos, passarão a utilizar os dispositivos móveis.

Esta tecnologia também permite a atualização dos dados no prontuário eletrônico na beira do leito, conferindo maior rapidez e segurança para a atividade assistencial. “O posto de enfermagem praticamente está dentro de cada leito”, salienta o gerente. De acordo com Simão, não foi necessário retreinar a equipe de enfermagem para o uso das ferramentas, já que não houve mudança em relação à operação do Tasy. Segundo Márcia Aparecida de Oliveira, supervisora da enfermagem do Samaritano, a equipe aponta uma maior agilidade do processo assistencial. “Também percebemos que os pacientes demonstram maior confiança com a comunicação ágil das informações”, finaliza Márcia.

Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Para o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), de São Paulo, a TI precisa ser móvel para estar presente nos momentos em que o acesso às informações é fundamental para a segurança dos pacientes.  A partir dessa premissa o HAOC adquiriu carrinhos da Inventmade “com o propósito de tornar o uso do Tasy ainda mais aderente às necessidades da assistência, vinculando as funcionalidades do sistema aos processos de atendimento ao paciente e não somente uma burocracia dentro de suas atividades”, comenta Denis da Costa Rodrigues, gerente de TI.

O carrinho está sendo utilizado no Centro Cirúrgico e terá seu uso ampliado para toda a área assistencial até o final desse ano. “Esperamos que com a utilização da ferramenta a mobilidade possa ser algo real no dia a dia da assistência”, finaliza Denis.

Hospital Beneficência Portuguesa de Campinas

Com o foco no paciente, o Hospital Beneficência Portuguesa de Campinas também investiu em carrinhos para notebook nas duas Unidades de Terapia Intensiva com 14 leitos, cada. Os 6 carrinhos são utilizados por 90 profissionais, divididos em turnos de 10 usuários.

“A principal razão desse investimento e o seu maior benefício é a maior atenção dada aos pacientes. Com o uso do carrinho, o enfermeiro ou enfermeira dispõe do TASY a beira do leito, podendo fazer as anotações de enfermagem na mesma hora e, assim, ficando mais tempo com o paciente”, destaca Geraldo Sussolini, coordenador de TI.

Além do investimento em mobilidade, Geraldo afirma que o hospital já está implementando a interface entre os equipamentos de monitoração com o TASY. “O objetivo é tirar da equipe de enfermagem os aspectos burocráticos que, são importantes, mas tiram o tempo que o profissional poderia se dedicar ao paciente. Vamos transferir esse tempo ao cuidado na assistência”, finaliza.

Hospital e Maternidade Christóvão da Gama

Para levar o prontuário eletrônico até a beira do leito e também servir de múltiplos pontos de acesso ao Sistema Tasy, o Hospital e Maternidade Christóvão da Gama, de Santo André (SP), investiu em 25 carrinhos da Inventmade. Com o foco em dar agilidade aos profissionais no uso do sistema de gestão, os carrinhos são utilizados no centro cirúrgico, laboratório de análises clínicas e recepções.

“Quando pensamos em mobilidade, a ideia é ter toda a informação para a tomada de decisão em um único dispositivo. No nosso entendimento, os tablets ainda não são capazes de fornecer a mesma agilidade dos carrinhos, mas apenas para informação gerencial e de consulta. Com o uso dos terminais móveis o profissional médico, biomédico, enfermeiro, nutricionista, dentre outros, têm o mesmo acesso dos terminais de mesa, com a praticidade da mobilidade da rede sem fio”, comenta David Oliveira, gerente de TIC.

Para mais informações, favor entrar em contato com:

In Press - Relações com a imprensa
Fernanda Daprá / (11) 3330-3809 / fernanda.dapra@inpresspni.com.br
Daniel Cesaroni / (11) 3330-3837 / daniel.cesaroni@inpresspni.com.br
Camila Francis / (11) 3323-1533 / camila.francis@inpresspni.com.br

Philips - Relações com a imprensa
Renata Marucci / (11) 96475-5004 / renata.marucci.santos@philips.com

A Philips do Brasil é uma subsidiária da Royal Philips Electronics da Holanda e atua no País há 88 anos. Líder dos mercados locais de eletroeletrônicos, eletrodomésticos portáteis, produtos para cuidados pessoais, lâmpadas, aparelhos de raios-X e sistemas de monitoramento de pacientes. Outras informações para a imprensa estão disponíveis no site da Philips do Brasil: www.philips.com.br..

Sobre a Royal Philips Electronics

A Royal Philips Electronics (NYSE: PHG, AEX: PHI) é uma empresa diversificada de saúde e bem-estar, com foco em melhorar a vida das pessoas por meio de inovações oportunas nas áreas de Healthcare, Consumer Lifestyle e Lighting.  Com sede na Holanda, a Philips computou em 2011 um volume de venda de 22.6 bilhões de euros e emprega aproximadamente 121.000 mil funcionários, com vendas e serviços em mais de 100 países. A empresa é líder em soluções para cuidados cardíacos, cuidados com a saúde em casa, soluções eficientes em iluminação e novas aplicações de iluminação, bem como em produtos de consumo e estilo de vida para o bem-estar pessoal, com forte posicionamento em barbeadores elétricos, entretenimento portátil e saúde bucal. Mais informações sobre a Philips podem ser encontradas no site www.philips.com/newscenter.