Oscar Peña, diretor criativo sênior da Philips, apresenta no Brasil novidades e tendências do mercado de design e iluminação

Maio 6, 2010

Peña abordará temas como o conceito Ambiscene, com o qual é possível criar um cenário e proporcionar sensações aos consumidores, além da aplicação de LEDs, que aliam iluminação eficiente com baixo consumo


O design de iluminação exige hoje um novo olhar sobre os projetos. A luz, antes considerada um elemento para somente clarear um ambiente, hoje é utilizada pelos profissionais como uma ferramenta importante, proporcionando ambientes mais estimulantes, saudáveis e visando sempre ao bem-estar. Diante desse cenário, a Philips traz para o Brasil seu diretor criativo sênior para inovação, Oscar Peña. Em um encontro com profissionais da área, Peña apresentará as tendências do mercado de design e iluminação para lojas, como a aplicação de luz dinâmica, o conceito Ambiscene, com o qual é possível criar um cenário e proporcionar sensações aos consumidores, além da aplicação de LEDs, que aliam iluminação eficiente com baixo consumo de energia.

 


Para o especialista, reconhecido mundialmente, as pessoas buscam na iluminação prazer, bem-estar e conforto. “Sou fascinado pela ideia sobre como iluminação pode mudar o nosso humor, permite que nos expressemos, nos cura, nos estimula e nos relaxa. É um elemento extremamente poderoso e, ao mesmo tempo, muito delicado”, comenta. Sobre as tendências no campo da iluminação, ele complementa: “O  mais importante é a integração entre a iluminação e a arquitetura, como formas naturais nascendo a partir da arquitetura e com uma integração sutil com o espaço. Além da flexibilidade e de soluções exclusivas.”

 


Oscar Peña esteve envolvido em muitos projetos da Philips que hoje se destacam no mercado de iluminação de todo o mundo. Seus trabalhos foram publicados em revistas de e vários livros, denotando sua excelência em design. Lecionou design em várias universidades e fez conferências em diversos países da Europa, das Américas e da África.


Design está no DNA da Philips


Como as escolhas dos consumidores são cada vez mais impulsionadas por fatores emocionais – além de pela funcionalidade de um produto –, a Philips diferencia-se com a sua abordagem de design centrada nas pessoas, criando proposições significativas e desejáveis de iluminação.

 


Para a Philips, o design é um instrumento vital na oferta de experiências de utilização contínua. Em vez de trabalhar com novos produtos voltados à aparência atraente, o design é capaz de adicionar emoção e sensibilidade aos produtos e serviços.

 


A força criativa dos designers da Philips abrange diversos recursos, como psicologia, sociologia cultural, antropologia e pesquisa de tendências, além das habilidades "convencionais" relacionadas  ao design. A missão desses profissionais é criar uma relação harmoniosa entre pessoas e objetos, o ambiente natural e o homem. A experiência em design da Philips, em todas as áreas da concepção, é permanentemente atualizada por meio de programas de pesquisa que investigam os mais recentes desenvolvimentos e os aperfeiçoam ainda mais.

 


Em 2010, a Philips recebeu premiações importantes de competições extremamente reconhecidas pelo mundo do design, como o iF Product Design Award e o Red Dot Award. Do iF Product Design Award, a Philips recebeu premiações por 13 produtos, de cinco categorias (iluminação, saúde e bem-estar,  áudio e vídeo, cozinha e cuidados com a casa e estudos avançados). No Red Dot Award, entre 12 soluções premiadas, dois produtos são de iluminação (Light Wheel e B35 LED Candle and Lustre lamps). As premiações consolidam o reconhecimento da criação voltada aos valores sense and simplicity da Philips, que visam a soluções que simplificam o dia a dia das pessoas em busca de saúde e bem-estar.

Sobre a Philips

A Philips do Brasil é uma subsidiária da Royal Philips Electronics da Holanda e atua no País há 85 anos. Líder dos mercados locais de eletroeletrônicos, eletrodomésticos portáteis, produtos para cuidados pessoais, lâmpadas, aparelhos de raio-x e sistemas de monitoramento de pacientes, a Philips do Brasil atua ainda nos setores de telecomunicações e informática. Outras informações paa a imprensa estão disponíveis no site da Philips do Brasil na internet: www.philips.com.br

 

 

Sobre a Royal Philips Electronics

 

A Royal Philips Electronics da Holanda (NYSE: PHG, AEX: PHI) é uma empresa diversificada de saúde e bem-estar, com foco em melhorar a vida das pessoas por meio de inovações oportunas.  Líder global em cuidados com a saúde, estilo de vida e iluminação, a Philips integra tecnologia e design ao prover soluções para as pessoas, baseadas fundamentalmente em pesquisas com consumidores e na promessa de marca “sense and simplicity”. Com sede na Holanda, a Philips emprega aproximadamente 116 mil funcionários em mais de 60 países. Com um volume de vendas de 26 bilhões de euros em 2008, a empresa é líder de mercado em soluções para cuidados cardíacos, cuidados com a saúde em casa, soluções eficientes em iluminação e novas aplicações de iluminação, bem como em produtos de consumo e estilo de vida para o bem-estar pessoal, com forte posicionamento em flat TV, barbeadores elétricos, entretenimento portátil e saúde bucal. Mais informações sobre a Philips podem ser encontradas no site www.philips.com/newscenter.

 

 

Informações para a imprensa:

 

Philips - Assessoria de Imprensa

imprensa@philips.com

.