Philips traz executivos de outras nacionalidades para trabalho voluntário no Brasil.


Projeto, denominado Volunturismo, tem como objetivo troca de cultura entre participantes

Agosto 23, 2012

São Paulo, Brasil – Pela primeira vez no Rio de Janeiro e terceiro ano no Brasil, a Philips, empresa de saúde e bem-estar, traz um grupo de vinte executivos para realizar trabalho voluntário na comunidade do Chapéu da Mangueira e Babilônia. Metade dos volunturistas é da Europa, África e Índia e os demais do Brasil. Este é um programa global de responsabilidade social e voluntariado da Philips, que também acontece na China.

O projeto faz parte de um programa global de responsabilidade social chamado Fal@ndo em Bem-Estar, que tem como objetivo melhorar a capacidade das crianças e adolescentes de preservarem a saúde e qualidade de vida. A iniciativa contempla orientações sobre hábitos saudáveis, importância do exercício físico, orientação sexual e prevenção de DST, entre outros temas. As ações acontecem em escolas públicas, onde voluntários capacitados aplicam dinâmicas para informar e sensibilizar os alunos, e são adaptadas por faixas etárias.

 

Cada país adapta o material de acordo com a sua realidade, mas sempre com os mesmos assuntos: luz, movimento (atividade física), sorriso (saúde bucal), água, ar, Terra. Uma ação do projeto, por exemplo, é a troca de lâmpadas em algumas escolas, melhorando a iluminação das salas de aula, o que interfere diretamente no bem-estar e na concentração dos alunos durante o aprendizado.

A iniciativa também visa que as crianças e jovens da comunidade troquem experiências com o grupo de estrangeiros e aprendam sobre a cultura de outros países. “Para que os ‘volunturistas’ estrangeiros consigam se comunicar com a comunidade, cada um deles é acompanhado por um Buddie, executivo brasileiro que fica responsável por traduzir a conversação”, explica Márcio Quintino, diretor de sustentabilidade da Philips Brasil.

 

Para esta edição do programa, a empresa teve 57 funcionários inscritos para 20 vagas abertas. Desde 2010, o programa já contou com o envolvimento de mais de 1.000 funcionários, que levaram informações sobre saúde e qualidade de vida para mais de 8.000 crianças e adolescentes em 27 escolas nos municípios de São Paulo, Manaus, Varginha, Lagoa Santa, Santana de Parnaíba e Barueri. Na última edição, cerca de 280 crianças e adolescentes foram beneficiados e a previsão é de que 400 pessoas sejam favorecidas este ano. Além dos estudantes, os parentes também participam do programa recebendo dicas de como economizar com as despesas do lar, trocando, por exemplo, as lâmpadas de casa por novos modelos que tem maior índice de eficiência energética.

 

O programa acontece hoje na Escola Municipal São Tomás de Aquino que atende às comunidades Chapéu Mangueira e Babilônia e possui 800 alunos.

             

Informações para imprensa

 

In Press - Relações com a imprensa

Fernanda Daprá / (11) 3330-3809 / fernanda.dapra@inpresspni.com.br

Bruno Ribeiro / (11) 3323-1531 / bruno.ribeiro@inpresspni.com.br 

 

Philips - Relações com a Imprensa

Renata Marucci / (11) 6475-5004 / renata.marucci.santos@philips.com

Juliana Ugarte / (11) 99776-5247 / juliana.ugarte@philips.com

 

Sobre a Philips

A Philips do Brasil é uma subsidiária da Royal Philips Electronics da Holanda e atua no País há 88 anos. Líder dos mercados locais de eletroeletrônicos, eletrodomésticos portáteis, produtos para cuidados pessoais, lâmpadas, aparelhos de raios-X e sistemas de monitoramento de pacientes. Outras informações para a imprensa estão disponíveis no site da Philips do Brasil: www.philips.com.br.

 

Sobre a Royal Philips Electronics

A Royal Philips Electronics (NYSE: PHG, AEX: PHI) é uma empresa do segmento de saúde e bem-estar, com foco em melhorar a vida das pessoas por meio de inovações nas áreas de Saúde, Consumo & Estilo de Vida e Iluminação. Com sede na Holanda, a Philips encerrou o ano de 2011 com volume de vendas de 22.6 bilhões de Euros e, atualmente, emprega aproximadamente 122 mil funcionários que atuam nas áreas de vendas e serviços, em mais de 100 países. A companhia é líder de mercado em soluções para cuidados cardíacos, cuidados com a saúde em casa, soluções eficientes em iluminação e novas aplicações de iluminação, bem como bem como produtos de consumo e estilo de vida para o bem-estar pessoal, com forte posicionamento em barbeadores elétricos, entretenimento portátil e saúde bucal. Mais informações sobre a Philips podem ser encontradas no site www.philips.com/newscenter.