Produtiva – uma necessidade empresarial.


Philips desenvolve programa com o objetivo de fomentar maior produtividade em centros de diagnóstico por imagem

Agosto 10, 2012

O programa Produtiva nasceu a partir do contato com profissionais e lideranças em Centros de Diagnóstico por Imagem (CDI) em todo o Brasil. A Philips Healthcare percebeu um grande interesse dos donos e gestores desses centros em relação ao uso adequado dos recursos (humanos e materiais) e à qualidade do atendimento aos clientes, que procuram serviços cada vez mais qualificados.

 

Para o desenvolvimento do programa, foram realizadas entrevistas com diversos donos e gestores, e as questões mais frequentes que apareceram foram:

- Como utilizar melhor os recursos existentes?

- Como administrar de forma eficiente e profissional as diversas demandas do dia a dia?

- Como manter os funcionários (médicos, radiologistas, recepcionistas e outros) motivados?

- Como relacionar-se com operadoras de planos de saúde, com fornecedores de materiais, equipamentos e serviços?

- Como reduzir custos sem comprometer a qualidade?

 

Em outras palavras, o interesse está na PRODUTIVIDADE dos Centros de Diagnóstico por Imagem. No fim das contas, ser mais produtivo é a chave para crescer de forma sustentável e equilibrada.

Diante dessa perspectiva, a Philips lançou um programa chamado PRODUTIVA, que se propõe a atuar em conjunto com os CDI’s em diversas ações e tarefas para efetivamente encontrar uma solução para essa demanda. Progressivamente, serão amoldados projetos, soluções integradas e serviços especificamente para o programa.

 

O primeiro passo foi dado – Produtiva Road Show

 

No mundo empresarial, transformar ideias e planos em fatos é um dos desafios estratégicos mais comumente encontrados. Dentro do Programa Produtiva, um encontro inicial com empresários e administradores de CDI’s em determinada região é uma das ações propostas: o Produtiva Road Show. O primeiro evento ocorreu em Campinas, no dia 16 de junho. Depois foi a vez de Curitiba, em 28 de julho. Outros eventos estão programados para o Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Recife.

 

Com o auxílio de especialistas em consultoria e treinamento, foi desenvolvido um conjunto de atividades para que os próprios participantes construíssem a base de um plano de ação individual, voltado para a realidade de cada um.

 

Alguns depoimentos de participantes:

• “É a primeira vez que um fabricante me aborda e não tenta vender nada logo no primeiro segundo”.

• “Foi muito interessante.  O Produtiva ajudou a pensar e refletir na dinâmica da clínica e em  como melhorar meu desempenho. Na minha opinião, é um ponto chave que um dono ou gestor tenha uma experiência como essa”.

• “Indubitavelmente, aprendi muitas coisas sobre produtividade e achei interessante o intercâmbio de experiências entre os participantes. Todos nós, basicamente, temos os mesmos problemas: produtividade, custos... e tivemos uma oportunidade de aprender a manejá-los”.

 

Para Denise Lamarca, sócia-proprietária da clínica Ecocenter Serviços Hospitalares e Diagnósticos, de Campinas (SP), “a experiência do Produtiva foi muito boa, pois conseguimos discutir sobre muitas coisas que esquecemos na correria do nosso dia a dia como, por exemplo, como não deixar o equipamento parado e ocioso. Queremos colocar isso em prática, agora. Por isso, voltei e já consegui implantar muitas melhorias. Além disso, foi ótima a troca de experiências com outros médicos e outras clínicas. Também achei sensacional a iniciativa da Philips de organizar este tipo de evento, pois aproxima o cliente. A relação não fica só condicionada à venda de equipamentos, mas se estabelece um relacionamento”.

 

Já na sequência, novos programas virão, como o Produtiva Tailor Made e o Produtiva Integrated Solutions. Com isso, a Philips busca atender seus clientes nas suas necessidades: otimizar fluxos de trabalho, melhorar resultados financeiros e atuar na melhora dos cuidados à saúde das pessoas.

 

BOX:

 

Mais informações pelo e-mail:

comunicacao.healthcare@philips.com ou ligue 0800 701 7789

Assista ao vídeo do Produtiva Philips no YouTube:
 http://www.youtube.com/watch?v=B2O27aBdk_w&feature=youtu.be

 

 

Exâmina tem maior produtividade com MultiMED e MDC

aumentando o faturamento em 35%

 

O uso dos dois sistemas possibilitou à Exâmina Diagnósticos Avançados aumentar a produtividade de toda a cadeia de trabalho e dobrar o número de exames realizados

 

A Exâmina Diagnósticos Avançados foi a primeira clínica especializada em diagnósticos por imagem de Nova Friburgo e é, há mais de 30 anos, referência na prestação de serviços médicos de alta qualidade. A Radiológica Centro Diagnóstico, por sua vez, foi a primeira clínica da região a adquirir uma ressonância magnética de campo aberto. Unindo o pioneirismo de ambas, em 2009, a fusão entre a Exâmina e a Radiológica se consolidou e, juntas, passaram a oferecer uma ampla gama de exames de imagem como ressonância, tomografia, mamografia, densitometria, medicina nuclear (cintilografia), ultrassom e raio-X, em cinco unidades, sendo duas delas específicas para tomografia.

 

Com os objetivos de melhorar o gerenciamento de toda a clínica, aumentar a produtividade da equipe, melhorar o fluxo de atendimento do paciente e facilitar o trabalho dos médicos radiologistas, a empresa adotou, em 2010, o MultiMED, um sistema completo para a gestão de clínicas radiológicas e centros de diagnóstico por imagem, e o MDC PACS, uma solução para o armazenamento, a interpretação, a distribuição e o gerenciamento de imagens de diferentes modalidades. Ambos os sistemas fazem parte do portfólio de TI da Philips.

 

“O sistema de radiologia que usávamos anteriormente gerava problemas para o faturamento e, principalmente, não possuía uma interface para o médico. Era tudo no papel”, lembra Dr. Fernando Palma Filho, médico responsável da Exâmina. “O MultiMED facilitou a elaboração dos laudos, possibilitando um aumento considerável de produtividade e resultando num incremento de 35% do faturamento”, complementa Dr. Leoni Chiarelli, médico da instituição.

 

A aquisição do MDC foi consequência para a consolidação de um processo 100% digital, já que, na opinião do Dr. Fernando, “o uso de ferramentas que facilitam a elaboração do laudo, como o laudo ditado, por exemplo, perde o sentido se as imagens não estiverem disponíveis no formato digital”. O uso do MultiMED e do MDC de forma integrada permitiu otimizar a curva de trabalho, o tempo despendido pelos profissionais e, consequentemente, a produtividade. “A utilização dos dois sistemas nos permitiu dobrar o número de exames realizados e nos deixou preparados para atender a uma demanda ainda maior”, afirma Dr. Fernando.

 

Benefícios do MultiMED e MDC PACS

 

  • Maior capacidade de produção de toda a cadeia de trabalho: médico, digitador, faturista, entre outros.
  • Melhoria em todo o fluxo de atendimento ao paciente, da marcação do exame ao faturamento.
  • Integração e simplificação dos processos de trabalho.
  • Facilidade na marcação de exames, permitindo agendamentos múltiplos, gestão de horários e dias críticos.
  • Maior organização do trabalho do médico, reunindo todas as pendências (laudo, primeira e segunda revisão) em uma única tela.
  • Maior controle e produtividade dos médicos.
  • Possibilidade de acessar o sistema de qualquer lugar, permitindo ao médico trabalhar a distância.
  • Diminuição do uso de papel no faturamento e maior agilidade no processo.
  • Aumento da segurança do paciente, pois não há brecha para erros e troca de informações.
  • Disponibilidade de relatórios e gráficos que facilitam a visualização e análise.

 

 

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Sobre a Philips

A Philips do Brasil é uma subsidiária da Royal Philips Electronics da Holanda e atua no País há 88 anos. Líder dos mercados locais de eletroeletrônicos, eletrodomésticos portáteis, produtos para cuidados pessoais, lâmpadas, aparelhos de raios-X e sistemas de monitoramento de pacientes. Outras informações para a imprensa estão disponíveis no site da Philips do Brasil: www.philips.com.br.

 

 

Sobre a Royal Philips Electronics

 

A Royal Philips Electronics (NYSE: PHG, AEX: PHI) é uma empresa diversificada de saúde e bem-estar, com foco em melhorar a vida das pessoas por meio de inovações oportunas nas áreas de cuidados com a saúde, produtos de consumo e estilo de vida e iluminação. Com sede na Holanda, a Philips emprega aproximadamente 122 mil funcionários em vendas e serviços em mais de 100 países. Com um volume de vendas de 22,6 bilhões de euros em 2011, a empresa é líder de mercado em soluções para cuidados cardíacos, cuidados com a saúde em casa, soluções eficientes em iluminação e novas aplicações de iluminação, bem como em produtos de consumo e estilo de vida para o bem-estar pessoal, como barbeadores elétricos, entretenimento portátil e saúde bucal. Mais informações sobre a Philips podem ser encontradas no site www.philips.com/newscenter.