MultiMED e MDC aumentam o faturamento da Exâmina em 35%.


O uso dos dois sistemas possibilitou à Exâmina Diagnósticos Avançados aumentar a produtividade de toda a cadeia de trabalho e dobrar o número de exames realizados

Agosto 10, 2012

A Exâmina Diagnósticos Avançados foi a primeira clínica especializada em diagnósticos por imagem de Nova Friburgo e é, há mais de 30 anos, referência na prestação de serviços médicos de alta qualidade. A Radiológica Centro Diagnóstico, por sua vez, foi a primeira clínica da região a adquirir uma ressonância magnética de campo aberto. Unindo o pioneirismo de ambas, em 2009, a fusão entre a Exâmina e a Radiológica se consolidou e, juntas, passaram a oferecer uma ampla gama de exames de imagem como ressonância, tomografia, mamografia, densitometria, medicina nuclear (cintilografia), ultrassom e raio-X, em cinco unidades, sendo duas delas específicas para tomografia.

 

Com os objetivos de melhorar o gerenciamento de toda a clínica, aumentar a produtividade da equipe, melhorar o fluxo de atendimento do paciente e facilitar o trabalho dos médicos radiologistas, a empresa adotou, em 2010, o MultiMED, um sistema completo para a gestão de clínicas radiológicas e centros de diagnóstico por imagem, e o MDC PACS, uma solução para o armazenamento, a interpretação, a distribuição e o gerenciamento de imagens de diferentes modalidades. Ambos os sistemas fazem parte do portfólio de TI da Philips.

 

“O sistema de radiologia que usávamos anteriormente gerava problemas para o faturamento e, principalmente, não possuía uma interface para o médico. Era tudo no papel”, lembra Dr. Fernando Palma Filho, médico responsável da Exâmina. “O MultiMED facilitou a elaboração dos laudos, possibilitando um aumento considerável de produtividade e resultando num incremento de 35% do faturamento”, complementa Dr. Leoni Chiarelli, médico da instituição.

 

A aquisição do MDC foi consequência para a consolidação de um processo 100% digital, já que, na opinião do Dr. Fernando, “o uso de ferramentas que facilitam a elaboração do laudo, como o laudo ditado, por exemplo, perde o sentido se as imagens não estiverem disponíveis no formato digital”. O uso do MultiMED e do MDC de forma integrada permitiu otimizar a curva de trabalho, o tempo despendido pelos profissionais e, consequentemente, a produtividade. “A utilização dos dois sistemas nos permitiu dobrar o número de exames realizados e nos deixou preparados para atender a uma demanda ainda maior”, afirma Dr. Fernando.

 

Benefícios do MultiMED e MDC PACS

 

·         Maior capacidade de produção de toda a cadeia de trabalho: médico, digitador, faturista, entre outros.

·         Melhoria em todo o fluxo de atendimento ao paciente, da marcação do exame ao faturamento.

·         Integração e simplificação dos processos de trabalho.

·         Facilidade na marcação de exames, permitindo agendamentos múltiplos, gestão de horários e dias críticos.

·         Maior organização do trabalho do médico, reunindo todas as pendências (laudo, primeira e segunda revisão) em uma única tela.

·         Maior controle e produtividade dos médicos.

·         Possibilidade de acessar o sistema de qualquer lugar, permitindo ao médico trabalhar a distância.

·         Diminuição do uso de papel no faturamento e maior agilidade no processo.

·         Aumento da segurança do paciente, pois não há brecha para erros e troca de informações.

·         Disponibilidade de relatórios e gráficos que facilitam a visualização e análise.