Projeto infarto pretende reduzir a taxa de mortalidade por problemas cardíacos, em São Paulo

Dezembro 1, 2011

São Paulo, Brasil – A SOCESP – Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo – em parceria e a Philips do Brasil com o suporte da Secretaria de Saúde do Município de São Paulo, realizará o Projeto Infarto, como parte da plataforma  De Peito Aberto, nos dias 24, 25 e 26 de novembro, no Hotel Maksoud Plaza em São Paulo. O projeto pretende levar treinamento ministrado por uma equipe de cardiologistas da SOCESP a 450 médicos, enfermeiros e farmacologistas da rede municipal de saúde, para instruir os profissionais sobre a importância do diagnóstico correto dentro do tempo necessário e a aplicação adequada do trombolítico na emergência, se indicada.

 

 O objetivo do projeto é reduzir a taxa de mortalidade por Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) durante os primeiros atendimentos nos setores de emergência através de um plano de avaliação e reciclagem dos profissionais de saúde.

 

“Fazemos, no Brasil, uma quantidade muito pequena de tratamento do IAM com o cateterismo e a angioplastia, bem como com a chamada trombólise química, ou seja, a injeção de uma substância que ‘dissolve’ o coágulo dentro da artéria do coração para voltar a passar sangue”, explica o presidente da SOCESP, Luiz Antonio Machado César, que também é coordenador do projeto. “Só com o treinamento adequado e o medicamento no momento certo conseguiremos salvar muitas vidas, com um custo que não é alto, já que o infarto, quando não é fatal, leva a dias de internação”.

 

As taxas de mortalidade hospitalar por infarto, em São Paulo, variam de 7% a 35%. Nos hospitais não especializados em cardiologia esse índice é frequentemente maior que 15%. “Os motivos do elevado índice podem ser três: a ida tardia do paciente ao hospital, após as primeiras doze horas do início dos sintomas; o diagnóstico inadequado no hospital dentro do tempo necessário; e o não tratamento com trombolítico na emergência, como é indicado”, explica Dr Luiz Antônio Machado César.

 

 ‘De Peito Aberto’ é uma plataforma criada pela Philips em parceria com um comitê diretivo composto por seis cardiologistas, e que visa discutir melhores práticas na abordagem e tratamento de pacientes que apresentam a Síndrome Coronariana Aguda. “A participação dos cardiologistas foi de extrema importância para que a Philips pudesse ter a percepção de como ela pode contribuir com o atendimento aos pacientes, com os médicos cardiologistas e para tornar a saúde no país mais acessível e de qualidade”, afirmou o Vice-presidente de Cuidados com a Saúde da Philips para a América Latina, Vitor Rocha. Para isso foi realizado um evento de dois dias com um grupo de 50 pessoas composto por  cardiologistas de renome e referência além de representantes da Philips, que discutiu de que forma o atendimento de emergência poderia ser melhorado. Um dos principais pontos a serem desenvolvidos segundo o que foi apontado na discussão é o treinamento dos profissionais de saúde. Assim, o Projeto Infarto da SOCESP e a plataforma De Peito Aberto podem andar juntas atuando diretamente com médicos e enfermeiros que trabalham nas emergências, por meio de palestras e o treinamento nos hospitais.

 

 

Para mais informações, favor entrar em contato com:

 

Érica Souza - Gerente de Relações com a Imprensa

(11) 6912-5254 / erica.souza@philips.com

Catherine Almeida – Relações com a Imprensa

(11) 7094-6413 / catherine.almeida@philips.com 

Gabriella Stoque - Relações com a Imprensa

(11) 7572-2465 / gabriella.stoque@philips.com

Sobre a Philips

A Philips do Brasil é uma subsidiária da Royal Philips Electronics da Holanda e atua no País há 87 anos. Líder dos mercados locais de eletroeletrônicos, eletrodomésticos portáteis, produtos para cuidados pessoais, lâmpadas, aparelhos de raios-X e sistemas de monitoramento de pacientes. Outras informações para a imprensa estão disponíveis no site da Philips do Brasil: www.philips.com.br.

.

Sobre a Royal Philips Electronics

A Royal Philips Electronics da Holanda (NYSE: PHG, AEX: PHI) é uma empresa diversificada de saúde e bem-estar, com foco em melhorar a vida das pessoas por meio de inovações oportunas.  Líder global em cuidados com a saúde, estilo de vida e iluminação, a Philips integra tecnologia e design ao prover soluções para as pessoas, baseadas fundamentalmente em pesquisas com consumidores e na promessa de marca “sense and simplicity”. Com sede na Holanda, a Philips emprega aproximadamente 120 mil funcionários em vendas e serviços em mais de 100 países. Com um volume de vendas de 22,3 bilhões de euros em 2010, a empresa é líder de mercado em soluções para cuidados cardíacos, cuidados com a saúde em casa, soluções eficientes em iluminação e novas aplicações de iluminação, bem como em produtos de consumo e estilo de vida para o bem-estar pessoal, com forte posicionamento em barbeadores elétricos, entretenimento portátil e saúde bucal. Mais informações sobre a Philips podem ser encontradas no site www.philips.com/newscenter.

.