Philips é pioneira na reciclagem de Produtos


Em apenas dois meses, a empresa já recolheu mais de 100 equipamentos na primeira ação do País voltada a logística reversa corporativa no segmento de saúde, complementando o programa da Philips que rec

Agosto 30, 2011

São Paulo (SP), Brasil – A Philips, empresa diversificada com soluções para saúde e bem-estar, lançou no Brasil o projeto Ação Verde, que consiste na mais nova etapa do Cliclo Sustentável, programa de reciclagem da companhia que prevê, como maior objetivo, recolher todos os equipamentos que a empresa coloca no mercado, após entrarem em desuso. Em sua primeira fase, o projeto Ação Verde encaminhará para reciclagem produtos da linha de Monitoramento de Paciente & Cuidados Terapêuticos (PM&TC) como Monitores, Oxímetros e Desfibriladores, das marcas Philips e Dixtal. Entre esses aparelhos estão equipamentos como os DX920, DX2010WC, DX2515, DX2405, DX7100, Monitores VIRIDIA e Monitores da linha HP.

 

Serão oferecidas condições comerciais especiais para quem entregar os equipamentos antigos na atualização de sua base tecnológica. “O objetivo do projeto Ação Verde é proporcionar às unidades de saúde a possibilidade de atualização de sua base instalada com o descarte responsável e adequado dos equipamentos antigos”,  afirmou o Diretor Comercial para a linha de Monitoramento de Paciente & Cuidados Terapeuticos (PM&TC) da Philips do Brasil, Isaac Gregório. A empresa está disseminando o programa para os atuais clientes que tenham equipamentos para o descarte, com foco nas áreas de vendas por meio de vendedores diretos e representantes, além da divulgação em eventos do segmento.

 

Para participar do programa é necessário que os equipamentos encaminhados para o descarte sejam obsoletos ou estejam fora de linha, mas contendo todas as peças, mesmo que sem funcionamento. Para ter acesso às condições especiais de compra, o produto descartado deve ser similar ao adquirido. Uma empresa homologada pela Philips  retirará os equipamentos antigos no endereço da unidade de saúde, supervisionará o processo de reciclagem e encaminhará um certificado para a instituição garantindo o destino correto dessas peças. Além disso, a Philips entregará para as instituições participantes do projeto um “Certificado Verde”, indicando que a Instituição apóia projetos sustentáveis.

 

A Política Nacional de Resíduos Sólidos ainda não prevê um prazo para o setor de saúde regularizar a reciclagem de equipamentos utilizados. “Mesmo assim, a Philips lançou o programa para se antecipar à lei, de acordo com o que já fazia com o Ciclo Sustentável. Somos a primeira empresa de eletroeletrônicos do mercado a pensar de forma sustentável em como ajudar as instituições médicas a descartar os equipamentos desatualizados tecnologicamente e sem possibilidade de upgrade. Em dois meses de programa, já recebemos mais de 113 equipamentos, vindos de todas as regiões do País”, conta Marcio Quintino, gerente sênior de Meio Ambiente da área de Sustentabilidade da Philips do Brasil.

 

Já existem 27 pontos de recolhimento desses aparelhos pelo País, em todas as capitais, nos centros de distribuição, o que facilita o recebimento e o encaminhamento dos itens para a reciclagem. Além dessa condição especial para a compra do equipamento novo, os clientes da Philips também recebem um certificado de apoio a projetos sustentáveis. Ao participar da Ação Verde, conseguem ter a certeza de que o equipamento descartado passará pelo nosso sistema adequado de manufatura reversa.

 

Ciclo Sustentável

 

Denominado Ciclo Sustentável Philips, o programa consiste na reciclagem de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos, que levam a marca da empresa, como TVs, aparelhos de áudio e vídeo, eletroportáteis, entre outros, que antes não possuíam destino apropriado e encaminhar a um local ambientalmente adequado, após tratar cada componente presente em sua composição. Em um ano de atuação, já reciclou mais de 130 toneladas de eletroeletrônicos e eletroportáteis e mais de 30 toneladas de pilhas e baterias.

 

O nome "Ciclo Sustentável" é uma criação da Philips do Brasil, mas o programa de logística reversa da companhia já foi implantado em mais de 30 países. O programa existe desde março de 2010 e foi criado a partir da preocupação da empresa com o meio ambiente. Atualmente, está presente em assistências técnicas credenciadas pela Philips em 26 cidades brasileiras (com 40 postos de coleta), como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador, Brasília, Recife e Belém. Os interessados em doar seus produtos Philips para reciclagem podem entregar o equipamento em uma assistência técnica cadastrada no programa.

.

Sobre a Philips do Brasil

 

A Philips do Brasil é uma subsidiária da Royal Philips Electronics da Holanda e atua no País há 86 anos. Líder dos mercados locais de eletroeletrônicos, eletrodomésticos portáteis, produtos para cuidados pessoais, lâmpadas, aparelhos de raio x e sistemas de monitoramento de pacientes. Outras informações para a imprensa estão disponíveis no site da Philips do Brasil: www.philips.com.br.

.

Sobre a Royal Philips Electronics

 

A Royal Philips Electronics da Holanda (NYSE: PHG, AEX: PHI) é uma empresa diversificada de saúde e bem-estar, com foco em melhorar a vida das pessoas por meio de inovações oportunas.  Líder global em cuidados com a saúde, estilo de vida e iluminação, a Philips integra tecnologia e design ao prover soluções para as pessoas, baseadas fundamentalmente em pesquisas com consumidores e na promessa de marca “sense and simplicity”. Com sede na Holanda, a Philips emprega aproximadamente 120 mil funcionários em vendas e serviços em mais de 100 países. Com um volume de vendas de 22,3 bilhões de euros em 2010, a empresa é líder de mercado em soluções para cuidados cardíacos, cuidados com a saúde em casa, soluções eficientes em iluminação e novas aplicações de iluminação, bem como em produtos de consumo e estilo de vida para o bem-estar pessoal, com forte posicionamento em barbeadores elétricos, entretenimento portátil e saúde bucal. Mais informações sobre a Philips podem ser encontradas no site www.philips.com/newscenter.

.

Philips do Brasil – Relacionamento com a Imprensa

Érica Souza - erica.souza@philips.com - (11) 6912-5254

Catherine Almeida – catherine.almeida@philips.com - (11) 7094-6413

 

.

Informações para a Imprensa:

Philips – Assessoria de Imprensa

OneVoice

Juliana Wruck / juliana.wruck@onevoice.net.br - (11) 5090-8924

Ana Carolina Garcia / ana.garcia@onevoice.net.br - (11) 5090-8912

Patricia Ribeiro – patricia.ribeiro@onevoice.net.br – (11) 5090-8907

.