De Peito Aberto


De Peito Aberto

Abril 4, 2011

                                  

 

A todos,
 

Nos dias 25 e 26 de março, a Philips healthcare e um comitê composto por 5 cardiologistas organizaram o lançamento do projeto “De peito aberto – Brasil 2011”.

 

Durante esses dois dias, um grupo de 50 pessoas compostas por  cardiologistas de renome e referência além de representantes da Philips discutiram sobre melhores práticas na abordagem e tratamento de pacientes portadores de “Síndrome coronariana aguda”.

 

Em nome do comitê diretivo, gostaria de transmitir um pequeno resumo dos resultados do encontro e aproveitar a oportunidade para agradecer a algumas das pessoas- chave que tornaram o evento um sucesso.

A agenda dos dois dias não foi de palestras como normalmente é feita. Apesar do comitê diretivo monitorar e conduzir o trabalho, os objetivos que foram selecionados para a discussão foram:

 

     1.  Identificar áreas críticas de melhoria que podem impactar significativamente aos pacientes

 

     2.  Recomendar ações específicas (protocolos,guidelines,processos,etc) para fazer parte do 

          projeto “De peito aberto”

 

     3. Identificar hospitais para implementar “projetos-piloto” em 2011.

 

Para a discussão de tais objetivos, o comitê diretivo utilizou de um conceito chamado “World café”, uma maneira interativa e democrática de discussão para assuntos complexos por vários especialistas. Através desse método, o grupo identificou dois pontos-chave a serem implementados e melhorados (educação continuada e telemedicina) e ainda selecionou dois sites para testarem as novas soluções criadas.

 

Tenho certeza que falo em nome de todos os participantes quando digo que o evento foi um enorme sucesso. Com base nos comentários dos cardiologistas participantes e de nossa força de vendas presentes, temos certeza que “De peito aberto” levará por muito tempo o nome da Philips como “top of mind” entre os envolvidos no ciclo de cuidados em cardiologia. É um novo conceito.O formato que estabelecemos para promover mudanças é também novo. Olhando para trás, provavelmente não entenderíamos onde estão as reais necessidades que elucidamos agora.

 

Por isso, estou ainda mais feliz com o aprendizado desses dois dias.

 

Promover mudanças dessa magnitude só é possível com um excelente trabalho em equipe.

 

Por isso gostaria de agradecer algumas pessoas especialmente Raj Gururaja, um verdadeiro líder no ciclo de cuidados em cardiologia que viaja o mundo com máxima dedicação e capacidade de mobilizar as pessoas e promover o nome da Philips. Ricardo Martins, que nunca hesitou por um segundo sequer em aceitar a juntar-se a nós nessa grande aventura e tem sido fundamental para tal sucesso. Janaina Serikawa por seu suporte de qualidade indiscutível no mapeamento dos processos de atendimento em várias instituições que foi substrato para as discussões. Sammy Schlesinger & Natália Zanuto pelo carinho e dedicação na perfeita organização do evento. Por último e não menos importante, gostaria de um agradecimento muito especial ao Dr. Múcio Tavares de Oliveira Jr, diretor do departamento de emergência do INCOR e o “chairman” do projeto “De peito aberto”, sem seu espírito altruísta e de liderança, não seríamos capazes de organizar  um evento de tamanho impacto e alto nível, com pessoas  tão importantes participando tão ativamente e tão “De peito aberto”.
 

Encerro essa mensagem novamente agradecendo a todos  da Philips que tornaram isso possível. Com base nesses resultados, nossa ambição em expandir as atividades em “care cycle” se torna muito maior. Com o time que formamos na Philips e com o apoio da comunidade de cardiologia, tenho convicção que isso irá acontecer.
 

Sinceramente,

Mark Stoffels

Em nome do comitê diretivo “De Peito Aberto” .

Steering Committee

Dr. Mucio Tavares de Oliveira Jr. (chairman of “De Peito Aberto”. director, dept. of emergency medicine InCor, Sao Paulo)

Dr. Luiz Antonio Machado Cesar (cardiologist at InCor & SOCESP)

Dr. Antonio Luiz da Silva Brasileiro (cardiologist at National Institute of Cardiology, Rio de Janeiro)

Dr. Jamil Abdalla Saad (interventional cardiologist, Hospital Felicio Rocho & Socor Hospital)

Dr. Ari Timmerman (cardiologist at Dante Pazzanese Institute, Sao Paulo)

Ricardo Martins (clinical marketing manager, Philips Healthcare)

 

.