Philips desenvolve projeto inovador de iluminação em sua nova sede


Philips desenvolve projeto inovador de iluminação em sua nova sede

Fevereiro 15, 2011

São Paulo, Brasil – A Philips mudou recentemente o seu endereço e a sua proposta de modelo de trabalho, aliando sustentabilidade, flexibilidade, saúde e bem-estar ao dia a dia de seus funcionários. No novo escritório, a empresa investiu em um projeto de iluminação inovador, utilizando as tecnologias mais avançadas e que priorizam a eficiência energética e o bem-estar dos colaboradores, reduzindo gastos com energia e primando por um escritório verde.

 

Todos os espaços contam com sensores automatizados de luz natural e de presença. Nas salas individuais e de reunião foi aplicado o conceito de iluminação dinâmica, por meio da instalação da luminária Savio, que conta com controle que possibilita aos seus usuários escolher a intensidade e a temperatura  de cor que desejam de acordo com suas necessidades para realizar melhor o seu trabalho, proporcionando também uma interatividade com o ambiente. “Nosso corpo determina seu ritmo biológico de acordo com a temperatura de cor do sol. A iluminação de escritórios pode seguir as mesmas temperaturas de cor do ritmo solar e trazer benefícios ao nosso organismo, como melhorar a produtividade e o sono, isso porque a luz estimula a produção dos hormônios cortisol, que mantêm o estado de alerta, e a melatonina, que acalma”, afirma Fernando Stinchi, vice-presidente de Lighting da Philips do Brasil.

 

“Em cada ambiente, a iluminação foi pensada para atender às necessidades dos usuários  somando a sensação de bem-estar com a economia de energia. Foi um projeto único, por que explorou a tecnologia mais avançada e inovadora presente no portifólio de produtos da Philips, o que nos permitiu experimentar diversas soluções, muitas ainda nem disponíveis no Brasil. O conjunto de todos os recursos que usamos chama a atenção. Será perceptível aos usuários o trabalho com cores, efeitos, luminosidade e interação com a luz natural”, explica o lighting designer Gilberto  Franco, do escritório Franco & Fortes, responsável pelo projeto.

 

Produtos utilizados

 

Em todo o projeto foram utilizados produtos com alta eficiência energética, como os LEDs (Diodos Emissores de Luz, na sigla em inglês) com o foco de tornar o escritório da Philips um espaço verde.

 

iColor Cove

Ao chegar à recepção do escritório, o visitante já identificao espaço Philips pela iluminação de um túnel feita com as luminárias iColor Cove de LED. O iColor Cove Powercore® é uma linha de luminárias lineares que oferecem uma iluminação dinâmica e de alta intensidade para ambientes internos. Estão disponíveis em três versões que proporcionam diversos efeitos de cor e intensidade de iluminação. São fáceis de instalar, pois os módulos lineares de 30 cm podem ser facilmente interligados. A partir da mistura entre vermelho, verde e azul (padrão RGB de cores) permite a reprodução de 16 milhões de cores. Na recepção da Philips a iluminação está programada em azul para que haja uma identificação com a empresa, entretanto há a possibilidade de alteração da iluminação para datas especiais e comemorativas.

 

Stylid

Na recepção, um painel com imagens de alguns produtos e o logo da Philips é destacado pelas luminárias Stylid, feita em material de alta qualidade e com possibilidade de direcionamento da luz.  A Stylid é ideal para destacar produtos em substituição as lâmpadas CDM. A linha de acessórios permite flexibilidade na instalação de um produto, além de alta durabilidade.

 

Lírio e Luceplan

Com a nova forma de trabalho adotada pela Philips, foram concebidos variados espaços de trabalho, todos com uma iluminação diferenciada. Nas convivências, as luminárias Lírio chamam a atenção dos visitantes, assim como os abajures e colunas da linha Luceplan. “No projeto luminotécnico do escritório foram utilizadas peças com design diferenciados, como os oferecidos pela Lirio e Luceplan, ambas marcas da Philips”, afima a analista de aplicação de produtos da Philips do Brasil, Gisele Limas.

 

Daywave

Nos espaços de trabalho das áreas de convivência também é possível observar a aplicação da luminária Daywave, que alia design a eficiência. Com ela é possível controlar a luminosidade e temperatura de cor, propiciando concentração ou relaxamento. O design inovador da luminária também inspira criatividade aos ambientes de trabalho.

 

TL5 ECO 13W

Nas estações de trabalho foram instaladas as lâmpadas TL5 ECO de 13 watts, modelo fluorescente  tubular mais ecológico. Elas possuem as mesmas dimensões das lâmpadas TL5 comuns, o que permite a substituição simples e com uma economia do conusmo de energia que fica entre 7 e 10%. Seu desenho permite alto rendimento, baixo custo e boa iluminação. Um importante diferencial é que sua aplicação ajuda nas reduções de consumo necessárias para a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) de escritórios sustentáveis, que está sendo pleiteada pela Philips com o novo espaço. O sistema tem um controle que evita o ofuscamento, além de possibilitar a dimerização com a utilização de reatores eletrônicos.

 

Savio – Dynamic Lighting

As sala individuais e de reunião estão equipadas com a luminária Savio que, com um design sofisticado, oferece conforto e desempenho com a aplicação da luz dinâmica. A tecnologia adapta o tipo de iluminação para proporcionar maior produtividade no ambiente corporativo, a partir do controle de intensidade e de temperatura de cor. A programação pode acontecer individualmente, por meio de controles manuais, ou por software.

 

LuxSpace

 Ainda nas salas de reuniões e nas áreas de circulação foram utilizadas a luminária LuxSpace LED, ideal para ambientes de escritórios garantindo economia de energia de até 50% quando comparada às luminárias com lâmpadas fluorescentes compactas. Ela permite o direcionamento da luz e um índice de reprodução de cor acima de 80, com vida útil de até 50.000 horas.

 

eW Cove

Para marcar as sancas da área de circulação foram utilizadas também as luminárias de LED eW Cove, com iluminação branca, distinguindo os corredores dos espaços de trabalho. A eW Cove é uma luminária modular linear de 30 cm que pode ser inteligada facilmente a outros módulos. É ideal para aplicação em sancas.

 

DayZone

Nas salas de treinamento foram utilizadas as luminárias DayZone, que possuem um design exclusivo e inovador com círculos de LED. A luminária permite dimerização e acendimento alternado dos discos. Na aplicação adotada no novo escritório da Philips, quando a luminária está apenas com o círculo externo aceso, são emitidos 300 lux.  Já com os dois circulos juntos, são 500 lux. A DayZone é uma solução de LED indicada para substituir as lâmpadas T8 e T5 convencionais.

 

DaySign

Outro destaque presente no escritório, tanto na recepção, quanto nas convivências e lanchonete, é a luminária DaySign, voltada para o design com discos de 1 cm de espessura e controle de ofuscamento. “O mais importante do projeto luminotécnico adotado no novo escritório da Philips é que nós conseguimos aliar produtos de primeira linha, que oferecem eficiência energética, sem deixar de lado o design, sempre pensando em como ele pode proporcionar produtividade, bem-estar e criatividade no ambiente de trabalho”, afirmou Fernando Stinchi, vice-presidente de Lighting da Philips do Brasil.

Sobre a Philips do Brasil

A Philips do Brasil é uma subsidiária da Royal Philips Electronics da Holanda e atua no País há 86 anos. Líder dos mercados locais de eletroeletrônicos, eletrodomésticos portáteis, produtos para cuidados pessoais, lâmpadas, aparelhos de raio-x e sistemas de monitoramento de pacientes. Outras informações para a imprensa estão disponíveis no site da Philips do Brasil: www.philips.com.br

.

Sobre a Royal Philips Electronics

 A Royal Philips Electronics da Holanda (NYSE: PHG, AEX: PHI) é uma empresa diversificada de saúde e bem-estar, com foco em melhorar a vida das pessoas por meio de inovações oportunas.  Líder global em cuidados com a saúde, estilo de vida e iluminação, a Philips integra tecnologia e design ao prover soluções para as pessoas, baseadas fundamentalmente em pesquisas com consumidores e na promessa de marca “sense and simplicity”. Com sede na Holanda, a Philips emprega aproximadamente 119 mil funcionários em mais de 60 países. Com um volume de vendas de 25,4 bilhões de euros em 2010, a empresa é líder de mercado em soluções para cuidados cardíacos, cuidados com a saúde em casa, soluções eficientes em iluminação e novas aplicações de iluminação, bem como em produtos de consumo e estilo de vida para o bem-estar pessoal, com forte posicionamento em flat TV, barbeadores elétricos, entretenimento portátil e saúde bucal. Mais informações sobre a Philips podem ser encontradas no site www.philips.com/newscenter.

.

Informações para a imprensa

Ketchum Estratégia / One Voice

Ana Garcia / ana.garcia@ketchum.com.br / (11) 5090 8912

Juliana Wruck / juliana.wruck@ketchum.com.br / (11) 5090 8924

Fabricio Costa / fabricio.costa@ketchum.com.br / (11) 5090 8948

.