Philips nomeia Frans van Houten como seu próximo presidente e CEO, sucedendo Gerard Kleisterlee em abril de 2011

Novembro 30, 2010

Amesterdã, Holanda - A Royal Philips Electronics (NYSE: PHG, AEX: PHI) anunciou hoje que nomeará Frans van Houten como seu próximo presidente e Chief Operating Officer (CEO), efetivamente a partir de 01 de abril de 2011, como sucessor de Gerard Kleisterlee que irá se aposentar da Philips na mesma data.

O Sr. van Houten foi membro do Conselho de Administração da Philips de Gestão até setembro de 2006, quando liderou a saída bem-sucedida da Philips Semiconductors e a criação da NXP Semiconductors, como uma empresa global independente. Ele vai voltar a fazer parte da Philips em 01 outubro de 2010 e assumirá a posição de CEO a partir de 01 de janeiro de 2011, trabalhando de perto com o Sr. Kleisterlee para garantir uma transição suave. A intenção da Philips é a de propor a nomeação do Sr. van Houten como Presidente e CEO da Philips para a sua Assembleia Geral de Acionistas em 31 de março de 2011.

"Com experiência em marketing e vendas e profunda compreensão de ambos os sistemas e soluções profissionais, bem como produtos de consumo, e tendo vivido e trabalhado na Europa, nos EUA e na Ásia, Frans van Houten é o líder certo no mundo de hoje e de amanhã para continuar a estratégia da Philips para ser líder no domínio da saúde e bem-estar " disse Jan-Michiel Hessels, presidente do Conselho Fiscal da Philips.

"Estou feliz de ver o retorno de Frans para a nossa empresa", disse Kleisterlee, "Frans foi um forte membro da minha equipe e um forte contribuinte na definição da direção da empresa. Me arrependi de vê-lo sair com a mudançada da Semiconductors. Sob sua liderança o futuro da Philips estará em muito boas mãos ".

Sr. van Houten (holandês, 1960) tem mestrado em Economia e Gestão de Negócios da Universidade Erasmus, em Roterdã, Holanda. Ele começou sua carreira na companhia em 1986 em marketing e vendas da Philips Data Systems e exerceu vários cargos de liderança dentro da empresa. Ele se tornou CEO da Airvision, uma startup de entretenimento em vôo nos Estados Unidos em 1992, e foi nomeado vice-presidente de vendas e operações internacionais da Philips Kommunikations Industrie na Alemanha em 1993. Em 1996, o Sr. van Houten fez parte da Philips Consumer Electronics divisão para a qual ele levou à região da Ásia-Pacífico, Oriente Médio e África, com sede em Cingapura.

Em 2002, tornou-se co-CEO da divisão de Eletrônicos de Consumo e foi nomeado membro do Comitê de Gestão da Philips em 2003. Em 2004, o Sr. van Houten foi nomeado CEO da Philips Semiconductors e em 2006 ingressou no Conselho de Administração da Philips até a saída e criação da NXP Semiconductors, em setembro do mesmo ano. O Sr. van Houten está atualmente conduzindo o projeto de separar o grupo bancário e operações de seguros ING como consultor independente do Conselho Administrativo do ING.

O CV de Frans van Houten está disponível através deste link.

Sobre a Philips do Brasil

A Philips do Brasil é uma subsidiária da Royal Philips Electronics da Holanda e atua no País há 86 anos. Líder dos mercados locais de eletroeletrônicos, eletrodomésticos portáteis, produtos para cuidados pessoais, lâmpadas, aparelhos de raio-x e sistemas de monitoramento de pacientes. Outras informações para a imprensa estão disponíveis no site da Philips do Brasil: www.philips.com.br

.

Sobre a Royal Philips Electronics

A Royal Philips Electronics da Holanda (NYSE: PHG, AEX: PHI) é uma empresa diversificada de saúde e bem-estar, com foco em melhorar a vida das pessoas por meio de inovações oportunas.  Líder global em cuidados com a saúde, estilo de vida e iluminação, a Philips integra tecnologia e design ao prover soluções para as pessoas, baseadas fundamentalmente em pesquisas com consumidores e na promessa de marca “sense and simplicity”. Com sede na Holanda, a Philips emprega aproximadamente 118 mil funcionários em mais de 60 países. Com um volume de vendas de 23 bilhões de euros em 2009, a empresa é líder de mercado em soluções para cuidados cardíacos, cuidados com a saúde em casa, soluções eficientes em iluminação e novas aplicações de iluminação, bem como em produtos de consumo e estilo de vida para o bem-estar pessoal, com forte posicionamento em flat TV, barbeadores elétricos, entretenimento portátil e saúde bucal. Mais informações sobre a Philips podem ser encontradas no site www.philips.com/newscenter.

.