Unifesp e Philips criam primeiro Laboratório de Ensino Digital

Novembro 22, 2010

São Paulo, Brasil – O primeiro Laboratório de Ensino Digital (LED) para treinamentos em diagnóstico por imagem do Brasil foi inaugurado neste mês, na Escola Paulista de Medicina, em São Paulo. A iniciativa é uma parceria entre o Departamento de Diagnóstico por Imagem da Universidade Federal de São Paul - Escola Paulista de Medicina, Unifesp/EPM com a Philips do Brasil, que proporcionou a criação de uma sala multi-uso que será utilizada para ensino em diagnóstico por imagem para alunos dos cursos de medicina, enfermagem, biomedicina, entre outros, extendendo-se para a residencia médica e pós-graduação.


O LED  recebeu estações de trabalho com as tecnologias mais avançadas em diagnóstico por imagem, com softwares de Picture Archive Communication System (PACS) isite, que é uma plataforma de armazenamento, gerenciamento e distribuição de imagens geradas pelos equipamentos de diagnósticos, além de acesso ao portal Brilliance CT, que possibilita a consulta remota a imagens geradas pelo equipamento de tomografia computadorizada Brilliance 64 instalado no Hospital São Paulo. Pelo portal é possível acessar até 60 mil imagens trafegadas de maneira rápida e eficiente, com uma plataforma fácil de usar e comandos intuitivos.


O laboratório tem capacidade para receber até 30 alunos por turma. “Nosso objetivo é proporcionar um ensino de qualidade com o que há de mais moderno e preparando profissionais para o futuro. Dessa forma, nossa expectativa é atender mais de mil alunos nos próximos anos”, afirnou o Dr. Giuseppe D’Ippolito,coordenador da pós-graduação do Departamento de Diagnóstico por Imagem da EPM.


Os computadores ainda terão conexão com as bibliotecas da BIREME, centro especializado da Organização Pan-americana da Saúde, do acervo da Unifesp e do Portal CAPES.


“A Philips tem como um de seus objetivos principais tornar a saúde mais acessível a população. Assim, esse projeto foi muito importante para a Philips porque nos ajudou a investir na formação qualificada dos profissionais e, dessa forma, proporcionar a saúde para todos”, afirmou gerente de marketing e vendas da Philips para a América Latina.


Além dos equipamentos do setor de cuidados com a Saúde da Philips do Brasil, foram utilizados na sala, monitores de LCD de 42 polegadas da marca, assim como toda a iluminação, com luminárias Ecofix Slim equipadas com lâmpadas fluerescentes tubulares TL5ECO com consumo reduzido de 25W e Spot LED 3, que utiliza a tecnologia LED (diodos emissores de luz) para focalizar objetos.

 

 

Sobre a Unifesp

Entidade criada em 1933, a Escola Paulista de Medicina foi federalizada 23 anos depois, tornando-se oficialmente Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em 1994. Na ocasião da criação da Unifesp, a instituição era a primeira universidade brasileira especializada em Saúde, abrigando em seu currículo de graduação os cursos de Medicina, Enfermagem, Biomedicina, Fonoaudiologia e Tecnologias Oftálmica e Radiológica. Em 2005, iniciou-se o projeto de expansão com a criação do campus Baixada Santista. Em 2006 foi criado o campus Guarulhos, seguido de Diadema e São José dos Campos, em 2007, dando seguimento ao processo de ampliação. O ambicioso processo de expansão fez com que a Universidade saltasse de um para cinco campi e de cinco para 28 cursos. Com os novos campi, a Instituição deixou de atuar exclusivamente no campo da saúde, inaugurando cursos nas áreas de Humanas (Guarulhos), Exatas (São José dos Campos) e Biológicas (Diadema). O campus Osasco, com início das aulas previsto para o primeiro semestre de 2011, será voltado para a área de Negócios. Atualmente, a Unifesp conta com 6.442 alunos matriculados nos cursos de Graduação, além de 3.342 discentes nos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado, Mestrado e Mestrado Profissionalizante) e 6.296 na Pós Graduação Lato Sensu (Especialização e Aperfeiçoamento,). Além, disso, a instituição conta com  800 discentes no maior programa de residência médica do Brasil. A Unifesp tem em seu quadro 1.163 docentes, sendo que 95% possuem título de doutor, um percentual que marca a qualidade de ensino oferecida pela Instituição. Em 1940, a universidade, então Escola Paulista de Medicina, inaugurou o Hospital São Paulo, primeiro hospital-escola do País, que hoje é o Hospital Universitário da Unifesp localizado no campus São Paulo, no bairro Vila Clementino. Ao longo de sua história, a Unifesp se consolidou como um dos principais centros de pesquisa e inovação da América Latina, tendo contribuído com 80.715 trabalhos de produção científica no período entre 2001 e 2009 em várias áreas do conhecimento.

.

Sobre a Philips do Brasil

A Philips do Brasil é uma subsidiária da Royal Philips Electronics da Holanda e atua no País há 86 anos. Líder dos mercados locais de eletroeletrônicos, eletrodomésticos portáteis, produtos para cuidados pessoais, lâmpadas, aparelhos de raio-x e sistemas de monitoramento de pacientes. Outras informações para a imprensa estão disponíveis no site da Philips do Brasil: www.philips.com.br

.

Sobre a Royal Philips Electronics

A Royal Philips Electronics da Holanda (NYSE: PHG, AEX: PHI) é uma empresa diversificada de saúde e bem-estar, com foco em melhorar a vida das pessoas por meio de inovações oportunas.  Líder global em cuidados com a saúde, estilo de vida e iluminação, a Philips integra tecnologia e design ao prover soluções para as pessoas, baseadas fundamentalmente em pesquisas com consumidores e na promessa de marca “sense and simplicity”. Com sede na Holanda, a Philips emprega aproximadamente 118 mil funcionários em mais de 60 países. Com um volume de vendas de 23 bilhões de euros em 2009, a empresa é líder de mercado em soluções para cuidados cardíacos, cuidados com a saúde em casa, soluções eficientes em iluminação e novas aplicações de iluminação, bem como em produtos de consumo e estilo de vida para o bem-estar pessoal, com forte posicionamento em flat TV, barbeadores elétricos, entretenimento portátil e saúde bucal. Mais informações sobre a Philips podem ser encontradas no site www.philips.com/newscenter. 

.

Informações para a imprensa

Assessorida de Imprensa da Philips

Ketchum Estratégia / One Voice

Ana Garcia / ana.garcia@ketchum.com.br / (11) 5090 8912

Juliana Wruck / juliana.wruck@ketchum.com.br / (11) 5090 8924

Fabricio Costa / fabricio.costa@ketchum.com.br / (11) 5090 8948

 

Assessoria  de Imprensa da Unifesp

CDN – Comunicação Corporativa

(11) 5576-4358 / 5085-0279 / 5539-4746 / 5571-4359

 

.