Blue Tree Premium Verbo Divino investe em LED para projeto de sustentabilidade

Novembro 3, 2010

Com nova iluminação externa, o hotel reduzirá em mais de 90%

o consumo de energia na iluminação


O hotel Blue Tree Premium Verbo Divino inaugura, neste mês, seu projeto de iluminação externa. O investimento, que consiste em soluções de LED´s da Philips, permitirá que o hotel reduza em mais de 90% o consumo de energia na iluminação. O projeto de retrofit (processo de modernização de equipamentos e produtos) do Condomínio São Paulo Office Park, ocupado em sua grande maioria pelo Hotel Blue Tree Premium Verbo Divino, na Chácara Santo Antônio, em São Paulo, contempla algumas das soluções mais inovadoras em iluminação disponíveis no mercado brasileiro.


Tida como principal objetivo, a sustentabilidade aparece em três frentes no projeto: ambiental, financeira e energética. Ambiental, pois o LED da Philips possui vida útil até 50 vezes maior do que as tecnologias tradicionais, diminuindo a quantidade de produtos descartados. Além disso, uma lâmpada LED não possui em sua composição itens como o mercúrio, o que ajuda a diminuir a contaminação do meio ambiente pelo produto quando o descarte for necessário.


A economia financeira será verificada, principalmente, na conta de energia. O investimento terá retorno em apenas dois anos e meio, considerando a redução dos gastos com energia elétrica. A economia aumenta quando são considerados ainda a diminuição dos custos com manutenção e com outros cuidados não mensuráveis, como a necessidade constante de troca de lâmpadas.


Já a eficiência energética é possibilitada pela tecnologia LED. De acordo com Herbert Ortiz, um dos arquitetos responsáveis pelo projeto, “a tecnologia LED permitiu uma melhor distribuição das luminárias em todas as áreas do hotel, aumentando a qualidade e a eficiência da iluminação. Tudo isso, gastando menos energia e com produtos mais duráveis”. O projeto foi realizado pelos arquitetos Herbert Ortiz e Ângela Lucena e Ortiz, da Casa de Projetos Arquitetura e Design. O escritório realizou cálculos que estimam a economia de mais de 90% de energia (de aproximadamente 22.000 para 2.000 Watts/hora).


“A Philips apoia iniciativas sustentáveis. Investimos em pesquisa e desenvolvimento e trabalhamos para trazer as melhores soluções em iluminação para o País. Estamos comprometidos em ajudar, com ações práticas, a melhoria da eficiência energética no Brasil. Acreditamos que o projeto do hotel Blue Tree Verbo Verbo Divino será com certeza mais um case de sucesso no nosso portifólio. Além disso, com a conclusão de mais este projeto, reforçamos um dos pilares do negócio da Philips, que é levar saúde, qualidade de vida e bem-estar para as pessoas com base na sustentabilidade e na eficiência energética”, afirma Fernando Stinchi, vice-presidente de Lighting da Philips do Brasil.


De acordo com Stinchi, além de sua qualidade e economia, as novas lâmpadas contribuem para o embelezamento da fachada do hotel e da região no entorno, aumentando ainda a segurança do local por ter todos os pontos bem iluminados.

A funcionalidade também foi um fator considerado importante. Luminárias das marquises ou do estacionamento, por exemplo, ajudaram a melhorar o trânsito no local. “No estacionamento, os postes não eram tão bem posicionados. Alguns chegavam a ficar no caminho, o que causava alguns transtornos. A luminária RoadStar, da Philips, permitiu que redistribuíssemos esses postes, garantindo mais eficiência na iluminação e mais espaço para as manobras, o que melhorou a funcionalidade desse estacionamento”, comenta o arquiteto Herbert Ortiz.


Qualidade e funcionalidade em prol da eficiência energética


Por ter, em sua maioria, público formado por executivos e pessoas em trânsito de negócios, o hotel optou por adotar um conceito mais sério e sóbrio, com todas as lâmpadas em cor branca na tonalidade quente. Foram iluminados a fachada do edifício, as bandeiras, as marquises, toda a área externa e o estacionamento. Todas com luz branca, de acordo com o conceito sóbrio adotado. O único lugar que permitiu mais ousadia de cores foi o chafariz, próximo à entrada do hotel. O ponto ganhou iluminação subaquática, de cor vermelha, fazendo alusão à imagem de uma fogueira em baixo da água. Toda a instalação do projeto foi concluída em menos de um mês.


Entre os produtos utilizados no projeto estão os projetores de LED eWBlast, eWGraze, Underwater, luminárias LuxSpace, luminária RoadStar e lâmpadas MASTER LED NR63 e MASTER LED PAR 30 e 38.


 


Sobre o Blue Tree Premium Verbo Divino

Localizado em uma das principais áreas da zona sul de São Paulo, a 7,2km do Aeroporto de Congonhas, o Blue Tree Premium Verbo Divino é um hotel que se destaca pela elegância, conforto, hospitalidade e serviços diferenciados. Ao todo, oferece sete salas para reuniões, com capacidade para até 100 pessoas em auditório. A ampla área de lazer conta com com piscina, fitness center e quadra de tênis. O hotel tem andar hipoalergênico e andar VIP Midori, com lounge exclusivo.

.

Sobre a Royal Philips Electronics

A Royal Philips Electronics da Holanda (NYSE: PHG, AEX: PHI) é uma empresa diversificada de saúde e bem-estar, com foco em melhorar a vida das pessoas por meio de inovações oportunas.  Líder global em cuidados com a saúde, estilo de vida e iluminação, a Philips integra tecnologia e design ao prover soluções para as pessoas, baseadas fundamentalmente em pesquisas com consumidores e na promessa de marca “sense and simplicity”. Com sede na Holanda, a Philips emprega aproximadamente 118 mil funcionários em mais de 60 países. Com um volume de vendas de 23 bilhões de euros em 2009, a empresa é líder de mercado em soluções para cuidados cardíacos, cuidados com a saúde em casa, soluções eficientes em iluminação e novas aplicações de iluminação, bem como em produtos de consumo e estilo de vida para o bem-estar pessoal, com forte posicionamento em flat TV, barbeadores elétricos, entretenimento portátil e saúde bucal. Mais informações sobre a Philips podem ser encontradas no site www.philips.com/newscenter.

.

Sobre a Casa de Projetos Arquitetura e Design

A Casa de Projetos Arquitetura e Design é um escritório de prática multidisciplinar especializado em desenvolvimento e integração de projetos especiais. Com trabalhos desenvolvidos desde 1996 nos setores de comércio e serviços, residências, indústrias, hotéis, e áreas de lazer públicas e privadas, sempre busca soluções realmente criativas, práticas e econômicas. Seus projetos visam a harmonia arquitetônica para a melhor qualidade de ocupação e uso dos espaços. A Casa de Projetos é membro do USGBC e do Green Building Council Brasil e tem as emissões de carbono geradas em decorrência de suas atividades anualmente inventariadas e compensadas.

São sócios do escritório os arquitetos e urbanistas Herbert Silva Ortiz, formado pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo e Ângela Lucena e Ortiz, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

.

Informações para a imprensa

 

Assessoria de imprensa Blue Tree Hotels

Communica Brasil

Andrea Funk / andrea@communicabrasil.com.br / (11) 3868-0300

Tiago Varella / tiago@communicabrasil.com.br / (11) 3868-0300

 

Assessoria de imprensa Philips:

Ketchum Estratégia / One Voice

Ana Garcia / ana.garcia@ketchum.com.br / (11) 5090 8912

Juliana Wruck / juliana.wruck@ketchum.com.br / (11) 5090 8924

Fabricio Costa / fabricio.costa@ketchum.com.br / (11) 5090 8948

 

Casa de Projetos:

www.casadeprojetos.com

 

.