Philips realiza workshop de controles de iluminação e inovações em LED

Setembro 30, 2010

São Paulo, Brasil – A Philips, empresa de saúde e bem-estar, promoveu na última quinta-feira, 23, no Hotel Hilton Morumbi, em São Paulo, um workshop sobre controles de iluminação e as inovações em LED disponíveis no mercado. Entre o público presente estiveram os principais Light Designers do país, profissionais da área de iluminação e representantes de empresas.

 

CONTROLES DE ILUMINAÇÃO

 

A programação começou com a palestra sobre tendência em controles de iluminação e portifólio Plug&Play, ministrada pelo Gerente Europeu da Philips de Marketing de Controles de Iluminação, Paul Osinga e do Gerente Global de Marketing de Soluções de Base Instalada, Pierre Mehn. “Os controles de iluminação proporcionam até 50% de economia de energia, seja com sensores de luminosidade, de ritmo biológico (dynamic lighting) ou de presença”, afimou Osinga.

Em seguida, o Assistente de Produtos, Adalberto Battistini, falou sobre controles de iluminação integrados, da Philips Dynalite e sobre controles simples e de telegerenciamento de iluminação externa.

Os controles podem gerenciar processos de automação da iluminação por meio de interligação dos controles com os sistemas de crachás, que permitem que o posto de trabalho do funcionário se acenda assim que esse liberar sua entrada na empresa pelo crachá, com o sistema de segurança, que acionam as câmeras quando as luzes forem acesas pelo sensor de presença, ou com gerenciamento via internet com ipodes, smartphones e outros aparelhos. “O diferencial dos controles Philips Dynalite é que elas controlam qualquer tipo de carga e permitem a integração entre diversos sistemas. Assim, o limite está na imaginação”, afirmou Battistini.

Sobre sistemas de telegerenciamento de iluminação pública, o Assistente de Produto falou sobre a tendência na utilização de luz branca, que está na preferência de 65% da população, segundo pesquisa realizada pela Philips na Espanha, por contribuir com a sensação de segurança e melhor visibilidade durante a noite. No caso de iluminação pública a redução no consumo de energia e eficiência energética pode ser obtida por aplicação de fotocélulas, que adequam o acedimento do sistema de acordo com a iluminação natural, ou por dimerização (Pro Saver). No segundo exemplo, a iluminação pode ser programada em dois níveis de facho de luz (100% ou 75%). Assim, as administradoras de iluminação pública podem programar para que a iluminação fique um pouco reduzida, mas sem prejudicar a visibilidade, quando o movimento na rua for menor. “Esse tipo de dimerização é benéfico porque mantem a vida-útil lâmpada, evita o efeito zebra na pista, prejudicando na segurança no trafégo, e sem áreas escuras em alguns trechos”, completou Adalberto Battistini.

O telegerenciamento da rede de iluminação pública permite que a administradora tenha acesso ao status de cada lâmpada, com informações de tempo de acendimento e proximidade do final da vida-útil, além de voltagens, dimerização, controle por tempo, entre outras informações que podem vir de fora.

 

LED, SOLUÇÕES DE RETROFIT E PORTIFÓLIO DE PRODUTOS

 

A segunda parte do workshop tratou sobre a tecnologia LED, soluções de retrofit e portifólio de produtos da Philips nesse segmento. Os LEDs são diodos que com uma corrente elétrica emitem luz. Existem dois tipos de LEDs, os de baixa potência, utilizados para sinalização, como de botões em aparelhos eletrônicos, eles têm baixo fluxo luminoso, rápida depreciação do fluxo e algumas vezes mudança de tonalidade de cor, e os LEDs de alta potência, que têm um bom fluxo luminoso direcionado, com pouca depreciação. Por ser um componente eletrônico eles geram calor, mas não o transmite no feixe de luz, portanto precisam de um dissipador eficente no sistema.

Os LEDs são produtos ecoeficientes pois não emitem raios UV e Infravermelhos, não tem mercúrio em sua composição e emitem menos calor ao meio ambiente. Além disso economizam até 80% de energia e promovem redução de CO2 em todos os processos, desde a produção, transporte, empacotamento e uso.

“Os LEDs tem uma vida-útil de no mínimo 15 vezes maior do que outra tecnologias. Em alguns casos, temos lâmpadas que duram até 45 vezes mais do que as tecnologias menos eficientes”, afirmou o Assistente de Marketing de LED, Marcelo Takao. “O retorno do investimento em alguns casos vem em 18 meses, devido a grande redução no consumo de energia”,  completou Takao.

O LED pode ser apresentado em duas formas, colorido ou com feixe de luz branca. No primeiro caso, o feixe faz uma combinação entre as cores vermelha, verde e azul (RGB) para reproduzir todas as outras cores, nesse caso a luz fica com baixo Índice de Reprodução de Cor (IRC). “A luz branca, na verdade é obtida por um LED azul com uma camada de fósforo aplicada, ou no componente eletrônico, ou numa câmada externa da lâmpada”, afirmou o Gerente Regional de LED para a América Latina, Eduardo Polidoro.

Dessa forma, a Philips possui soluções completas de iluminação LED disponíveis no Brasil. Conheça abaixo algumas de nossas soluções.

 

Produtos

Benefícios

MASTER LED 12W

Substitui uma lâmpada de 60W por 12W de consumo, com a mesma temperatura de cor de uma lâmpada incandescente.

 

 

Econic

Lâmpada para uso residencial, substitui uma lâmpada de 25W por 5W e tem vida-útil de 25 mil horas.

 

 

MASTER LED Tube

Ideal para iluminação de escritórios, economizam 45% de energia quando comparadas as fluorescentes tubulares de 20 e 40W.

 

 

LuxSpace

Luminária para uso interno, que substitui iluminação tradicional com fluorescentes, com economia de energia de até 50% e vida-útil de 50 mil horas.

 

 

eW Cove / iColor Cove

Luminária linear que pode ser colorida ou branca. Ideal para iluminação de sancas formando uma moldura para a arquitetura.

 

 

Maxos LED

Com aplicação para supermercados e lojas. Sua ótica com micro lentes evitam ofuscamento e possibilita iluminação vertical para destaque nos produtos.

 

 

DayZone

É uma luminária com design em formato de discos. Permite dimerização com acendimento alternado dos discos. O círculo externo emite 300lux os dois circulos juntos 500 lux.

 

 

Stylid

Spots que proporcionam flexibilidade com a adoção de diversos acessórios. Reproduz até 1.200 lumens e tem a vida-útil de 50 mil horas.

 

 

DaySign

Luminária voltada para o design com discos de 1 cm de espessura e controle de ofuscamento.

 

 

DayWave

Luminária que alia design com eficiência. Seu formato em onda é um dos principais atrativos.

 

 

RoadStar

Luminária para iluminação pública com consumo de até 200 watts e 70 mil horas de vida-util. Seu feixe de luz permite aumenta o espaçamento entre postes em até seis vezes a altura do sistema.

 

 

ColorReach / eW Reach

Projetores de iluminação externa, que pode vir nas configurações color (RGB) ou com iluminação branca. Com alcance de 240 metros.

 

 

 

 

Informações para a imprensa

 

Ketchum Estratégia / One Voice

Ana Garcia / ana.garcia@ketchum.com.br / (11) 5090 8912

Juliana Wruck / juliana.wruck@ketchum.com.br / (11) 5090 8924

Fabricio Costa / fabricio.costa@ketchum.com.br / (11) 5090 8948

.

Sobre a Philips do Brasil

A Philips do Brasil é uma subsidiária da Royal Philips Electronics da Holanda e atua no País há 86 anos. Líder dos mercados locais de eletroeletrônicos, eletrodomésticos portáteis, produtos para cuidados pessoais, lâmpadas, aparelhos de raio-x e sistemas de monitoramento de pacientes. Outras informações para a imprensa estão disponíveis no site da Philips do Brasil: www.philips.com.br

.

Sobre a Royal Philips Electronics

A Royal Philips Electronics da Holanda (NYSE: PHG, AEX: PHI) é uma empresa diversificada de saúde e bem-estar, com foco em melhorar a vida das pessoas por meio de inovações oportunas.  Líder global em cuidados com a saúde, estilo de vida e iluminação, a Philips integra tecnologia e design ao prover soluções para as pessoas, baseadas fundamentalmente em pesquisas com consumidores e na promessa de marca “sense and simplicity”. Com sede na Holanda, a Philips emprega aproximadamente 116 mil funcionários em mais de 60 países. Com um volume de vendas de 23 bilhões de euros em 2009, a empresa é líder de mercado em soluções para cuidados cardíacos, cuidados com a saúde em casa, soluções eficientes em iluminação e novas aplicações de iluminação, bem como em produtos de consumo e estilo de vida para o bem-estar pessoal, com forte posicionamento em flat TV, barbeadores elétricos, entretenimento portátil e saúde bucal. Mais informações sobre a Philips podem ser encontradas no site www.philips.com/newscenter. 

.