Philips traz o futuro da iluminação ao Brasil


Empresa apresenta ambientes com a tecnologia LED onde a iluminação inspira design e demonstra a luz em suas mais variadas aplicações para o dia a dia

Junho 16, 2011

A tecnologia LED em iluminação já é uma realidade no Brasil. Prova disso é que a Philips promove, de 16 a 21 de junho, o maior evento de iluminação do ano no País: a LED Week. O show case pioneiro, que acontece nos Porões da São Paulo Fashion Week, no Parque do Ibirapuera, exibe ao mercado nacional o que há de mais moderno, inovador e arrojado em soluções para projetos de iluminação. Este evento marca o lançamento no mercado brasileiro do maior portfólio para iluminação residencial e profissional em soluções de LED, segmento da Philips, que cresceu 300% de janeiro a maio de 2011, em comparação com o mesmo período do ano passado.

 

As soluções baseadas em LED oferecem novas possibilidades para melhorar a vida das pessoas com luz, de forma única e inovadora, em todos os lugares. E a Philips aposta nessa tendência de iluminação sustentável, que permite criar os mais diversos ambientes e proporcionar as mais variadas experiências com luz. A empresa desenvolveu as melhores e mais completas soluções em LED para iluminação residencial, de escritórios, indústrias, lojas, escolas, hotéis e hospitais, além de instalações do entorno de arenas esportivas, entretenimento e iluminação pública. Para apresentar a todos este portfólio, a estrutura montada na LED Week proporciona aos visitantes uma experiência única de interação com ambientes que utilizam a tecnologia LED, controladas pelo sistema Philips Dynalite, mostrando diferentes cenários que podem ser acionados por meio de dispositivos móveis, como celulares e tablets.

 

O estilo de vida das pessoas mudou e a Philips acompanha de perto as novas tendências e necessidades do consumidor, oferecendo soluções de alta tecnologia, que propiciam mais segurança, beleza e bem-estar, com mais economia para o consumidor e para o meio ambiente. “A Philips, líder mundial em cuidados com a saúde e bem-estar, mais uma vez sai na frente, trazendo o futuro da iluminação para o Brasil, com o portfólio mais abrangente e diversificado de produtos baseados em LED que colocam a empresa à frente dos concorrentes. Estamos trazendo para o Brasil essa revolução em iluminação, permitindo que a tecnologia seja acessível aos consumidores brasileiros, que poderão vivenciar em casa todas as possibilidades que a luz oferece”, conta José Fernando Mendes, gerente de Marketing e Produtos da área de LEDs e do programa de Eficiência Energética da Philips Lighting na América Latina.

 

Possibilidades do LED

 

Além da economia de energia, a iluminação com LEDs possibilita a criação de diversos cenários com recurso de dimerização que controla a intensidade da luz e deixa o ambiente mais aconchegante – e que está disponível em vários produtos da linha. Os produtos também apresentam opções de tonalidade de cor, como 2700K (similar a uma lâmpada incandescente) ou 6500K (luz branca).

 

“Os LEDs mudarão a dinâmica do mercado e será muito importante adquirir um profundo conhecimento das necessidades do consumidor e domínio desta nova tecnologia”, afirma Mendes. “As pessoas não terão mais necessidade de trocar as lâmpadas, que durarão até 25 anos em aplicações residenciais. Elas buscarão design e tecnologia para criar ambientes cada vez mais diferenciados e agradáveis”, completa. A Philips já se antecipou a essa tendência, sendo a única marca global em iluminação a investir também em luminárias decorativas. “As luminárias serão um grande diferencial para despertar o desejo das pessoas em trocar a iluminação da sua casa por um design mais moderno”, explica o gerente da Philips. A linha Ledino de luminárias decorativas, que a Philips trouxe para o Brasil em 2010, apresenta um design revolucionário, minimalista, versátil, elegante e contemporâneo, num novo conceito em decoração residencial com iluminação.

 

Agora, a Philips inova mais uma vez trazendo as melhores tecnologias em lâmpadas LED com preços acessíveis para o consumidor final. Para substituir qualquer lâmpada incandescente de 25W e 35W, a Vision LED é a única que oferece a mesma qualidade de  iluminação nas cores branca suave a clara, com  economia de 80% na conta de luz. Já para substituir uma lâmpada incandescente de 50W, a Vision LED de 9W está disponível na cor branca clara. Em substituição às dicróicas, Ambient LEDspot MR 16 é indicada para sancas e iluminação de destaque de objetos, como quadros e obras de arte. Está disponível nas potências 7W e 10W, em substituição às lâmpadas halógenas dicróicas de 35W e 50W, com o benefício de não emitir calor, ao contrário das convencionais. Ela é compatível com qualquer transformador do mercado e dura até 25.000 horas. Para cozinhas e lavanderias, a MASTER LEDtube pode substituir lâmpadas  fluorescentes tubulares de 18W, 20W, 36W e 40W, funciona diretamente na rede (100-240V), dispensando o uso de reatores e promove uma economia de 50% de energia.

 

Na linha profissional o LED é um grande diferencial para todos os segmentos e importante fator de redução de custo nos negócios. Em lojas, as soluções enaltecem os produtos, além de proporcionar a melhor experiência de compra. Estudos apontam que uma iluminação de qualidade faz toda a diferença na hora de experimentar uma roupa, por exemplo. Para hotéis, a economia de energia rapidamente compensa o investimento nesta solução e permite mais beleza e conforto aos hóspedes. Já há projetos com hotéis no Brasil onde foram utilizadas lâmpadas LED da Philips e o retorno do investimento foi inferior a 18 meses. Nos escritórios, a qualidade de iluminação dos LEDs propicia ambientes com mais conforto visual e produtividade.

 

Benefícios do LED

 

Os Diodos Emisores de Luz, chamados de LED pela sigla em inglês, são a maior revolução em tecnologia da iluminação desde a invenção da lâmpada incandescente. Eles são fontes de luz totalmente sustentáveis; 100% recicláveis; não possuem materiais nocivos ao meio ambiente em sua composição; possuem longa vida útil, reduzindo custos com manutenção e diminuindo a necessidade de descarte, além de consumir até 80% menos energia e durar até 25 vezes mais que lâmpadas incandescentes e 5 vezes mais que lâmpadas fluorescentes compactas, muito utilizadas em residências. Quando comparadas ao uso pela indústria, os ganhos com economia de energia e vida útil são ainda maiores, podendo os LEDs durarem até 30 vezes mais que as lâmpadas comumente aplicadas para esse fim.

 

Potencial de mercado

 

Atualmente, sistemas com LED respondem por apenas 10% do mercado de iluminação brasileiro, mas com o seu rápido crescimento, a empresa estima que, até 2020, esse cenário se inverta, com 75% de todos os projetos de iluminação do mercado feitos com LED e somente os 25% restantes divididos entre todas as outras tecnologias existentes.

 

O Brasil, mercado emergente e bastante estratégico para a Philips, é um dos grandes focos de investimento da empresa, tendo o setor de Iluminação como um grande potencial. O País já possui mais de 30 opções de soluções com  LEDs de última geração da Philips, além da forte presença da marca em toda a cadeia, que inclui componentes, luminárias, lâmpadas, controles, entre outros. Globalmente, o setor de iluminação representa 30% do faturamento em vendas da companhia e no Brasil, em 2010 o setor representou 27% do faturamento.

 

De acordo com o estudo sobre eficiência energética realizado recentemente pela Philips no Brasil, atualmente o País possui 15 milhões de pontos de luz na iluminação pública, com 63% das lâmpadas de sódio e 37% divididos entre lâmpadas de vapor de mercúrio e outros tipos com baixa eficiência energética. Com a substituição destes 37% do parque instalado por LED, o Brasil conseguiria economizar 47% por ponto de luz mais eficiente, o equivalente a uma usina hidrelétrica de médio porte ou o suficiente para abastecer 100 mil residências de médio porte por ano.

 

Já no caso de edifícios públicos, 70% utilizam tecnologias antigas e ineficientes, sendo que 35% de todo o consumo de energia de um prédio desse tipo é destinada à iluminação. Com a substituição por LED seria possível economizar 40% no consumo de energia, além da troca ser fácil e rápida, com retorno do investimento alcançado em um período de apenas 12 a 18 meses.

 

Sobre a Philips do Brasil

A Philips do Brasil é uma subsidiária da Royal Philips Electronics da Holanda e atua no País há 86 anos. Líder dos mercados locais de eletroeletrônicos, eletrodomésticos portáteis, produtos para cuidados pessoais, soluções em iluminação, aparelhos de raio-X e sistemas de monitoramento de pacientes. Outras informações para a imprensa estão disponíveis no site da Philips do Brasil: www.philips.com.br.

.

Sobre a Royal Philips Electronics

A Royal Philips Electronics da Holanda (NYSE: PHG, AEX: PHI) é uma empresa diversificada de saúde e bem-estar, com foco em melhorar a vida das pessoas por meio de inovações oportunas.  Líder global em cuidados com a saúde, estilo de vida e iluminação, a Philips integra tecnologia e design ao prover soluções para as pessoas, baseadas fundamentalmente em pesquisas com consumidores e na promessa de marca “sense and simplicity”. Com sede na Holanda, a Philips emprega aproximadamente 119 mil funcionários em vendas e serviços em mais de 100 países. Com um volume de vendas de 22,3 bilhões de euros em 2010, a empresa é líder de mercado em soluções para cuidados cardíacos, cuidados com a saúde em casa, soluções eficientes em iluminação e novas aplicações de iluminação, bem como em produtos de consumo e estilo de vida para o bem-estar pessoal, com forte posicionamento em barbeadores elétricos, entretenimento portátil e saúde bucal. Mais informações sobre a Philips podem ser encontradas no site www.philips.com/newscenter.

.

OneVoice - assessoria de imprensa - Philips Brasil área de Iluminação

Ana Carolina Garcia – ana.garcia@onevoice.net.br – 5090-8912

Juliana Wruck – juliana.wruck@onevoice.net.br – 5090-8924

Patricia Ribeiro – patrícia.ribeiro@onevoice.net.br – 5090-8900 – ramal 6318

 

.

Philips Brasil área de Iluminação – Relacionamento com a Imprensa

Ana Carolina Garcia Moura – ana.moura@philips.com – 7622-3902

Catherine Almeida – catherine.almeida@philips.com - 7094-6413

 

.